Artesãos apostam no comércio online durante a pandemia

Com feiras e eventos suspensos pelas medidas de isolamento, profissionais usam redes sociais para divulgar e vender seu trabalho
por
Luísa Eller
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29/06/2020 - 12h
artesaos pandemia
Marketing digital se tornou aliada de pequenos empreendedores (Foto:pixabay)

Com o cancelamento de feiras e eventos, decorrente do isolamento social, muitos artesãos estão preocupados em como divulgar e vender seus trabalhos, já que esses locais contribuem para a promoção do artesanato. As vendas de itens não essenciais caíram em vários setores. Um estudo da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mostra que, no período entre 15 de março e 18 de abril, as perdas mais expressivas se concentraram nos segmentos varejistas especializados na venda de itens não essenciais ( R$ 78,27 bilhões). Com essa retração no comércio, os pequenos artesãos, que em sua maioria são independentes, estão tendo que buscar maneiras de se reinventar. As redes sociais se tornaram uma peça importante para divulgação e venda de seus trabalhos. Os artistas apostam na publicidade online, o chamado marketing digital, e no e-commerce.

Ana Paula Mauricio comercializa bijuterias e acessórios online e já sentiu uma diferença nas vendas. “A demanda diminuiu, em média, 60%. As pessoas estão com medo de gastar com coisas supérfluas, devido à instabilidade do mercado”, afirma. A microempreendedora está apostando ainda mais nas mídias sociais para manter as vendas. Segundo uma pesquisa feita pela Cision, empresa de relações públicas dos Estados Unidos, 84% das pessoas esperam que uma marca produza conteúdo que entretenha e promova experiências. Isso fez com que a empresária investisse na divulgação de peças. “Precisei trabalhar com mais fotos e abusar dos artifícios visuais que agradassem os olhos”, conta.

Além disso, Ana Paula ainda teve que ampliar algumas medidas de descontos, parcelamento e até prorrogar pagamentos para que os clientes continuassem comprando. “Essas medidas, muito provavelmente, serão mantidas após esse período, até o mercado se aquecer novamente”, conclui a empreendedora.

Outro caso é o de Ana Nunes, que trabalha exclusivamente com artesanato. Ela conta que não teve muita queda nas vendas, mas encontrou dificuldades para comprar materiais para produção, com as lojas fechadas na cidade. A artesã busca sempre estar atenta às mudanças que ocorrem no comércio. “No momento estou me reinventando, fazendo cursos, focando no meu cliente-alvo e em estratégias para alcançar meu objetivo”, afirma, acrescentando que uma oportunidade surgida na crise foi a de confeccionar máscaras de proteção, o que proporcionou uma importante ajuda financeira.  

Ana também está focada na publicidade digital e vendas online, um segmento que vem crescendo muito no mercado e dando resultados. “O comércio online é o futuro, hoje não se precisa de uma loja física, a loja online atinge a minha cidade, meu estado, meu país e o mundo”, diz. Segundo dados do IBGE, cerca de 80% dos brasileiros têm acesso à internet e uma pesquisa feita pela agência de marketing Ironpaper concluiu que 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais. Ou seja, para pequenos empreendedores, estar conectado tem rendido lucros.

No mês de abril, a designer e proprietária da Yankatu, loja de design artesanal, Maria Fernanda Paes de Barros, criou o projeto social online “Artesãos do Brasil”, para dar suporte aos artesãos das áreas mais remotas do país. Para isso,  lançou uma campanha na plataforma de crowdfouning Catarse, onde há pacotes de valores diversos e de diferentes artesãos. O comprador escolhe seu pacote e envia um e-mail dizendo qual artesão gostaria de ajudar. O artista irá produzir sua peça e, assim que a quarentena acabar, colocará no correio para envio. “A Yankatu funcionou apenas como uma facilitadora, uma ponte para que as pessoas pudessem acessar os artesãos”, conta a designer. Segundo ela,  durante esse período, os profissionais tiveram seus trabalhos divulgados em diversos portais.

Barros também aponta que a campanha teve grande visibilidade e resultado por estar em uma plataforma online. “As redes sociais com certeza ajudam muito, principalmente numa crise como a que estamos vivendo, na qual precisamos nos resguardar e o contato social é praticamente zero.” Ela acrescenta que “com certeza a abrangência da campanha foi muito maior graças ao uso do Instagram”.