Estilos iguais, jogos equilibrados
No domingo (8), a partida entre Liverpool e Brighton ocorreu no gramado do Amex Stadium (American Express Stadium), estádio do Brighton localizado ao Sul da Inglaterra, e o empate por 2 a 2, mais uma vez, refletiu o equilíbrio entre as forças das equipes ao estarem frente a frente. Após este jogo, 3 vitórias para cada lado e 4 empates entre os Seagulls (gaivotas) e os Reds (vermelhos) é o retrospecto dos últimos 10 confrontos entre as equipes.
Estímulo do erro adversário e contrapressão são características do futebol moderno que fazem parte de Roberto de Zerbi e Jürgen Klopp, treinadores de Brighton e Liverpool, respectivamente. Quando estas equipes se enfrentam, os estilos parecidos dos treinadores resultam em poucos caminhos para o gol, sendo um deles o erro do adversário.
Com estilos de jogo parecidos, o primeiro tempo da partida ficou marcado pela pressão dos atacantes nos defensores, com as duas equipes insistindo no erro adversário, até que aconteceu. Aos 20 minutos, o zagueiro e capitão do Liverpool, Virgil Van Dijk, errou um passe próximo a sua área defensiva, o ala esquerdo Simon Adingra interceptou a bola e com um chute sútil abriu o marcador para os Seagulls. A resposta dos Reds aconteceu aos 40, também aproveitando um erro defensivo adversário por meio do chute de Mohamed Salah, com assistência de Darwin Nunez. Após o empate, a equipe visitante continuou com a pressão e provocou mais um erro da defesa do Brighton, e aos 42, o meio-campista Dominik Szoboszlai interceptou a bola e sofreu um pênalti, cobrado por Salah, que marcou o seu segundo gol na partida e o da virada do Liverpool.
No segundo tempo, a equipe visitante iniciou com algumas oportunidades de ampliar o resultado, mas foram desperdiçadas por chutes que ou acertaram a trave ou erraram o alvo. Com paciência e velocidade, o Brighton passou a dominar as ações ofensivas da partida, até que o lateral esquerdo Solly March lançou a bola na área e, de cabeça, o zagueiro e capitão Lewis Dunk empatou a partida, se redimindo do seu erro no primeiro gol dos Reds. "É um ótimo resultado quando não perdemos para o Liverpool, mas acho que merecemos mais os pontos", disse o treinador De Zerbi à imprensa local depois do jogo.
No mesmo dia da partida contra o Brighton, 8 de outubro de 2023, Jürgen Klopp realizou uma marca histórica no comando do clube inglês. O casamento entre Liverpool e Klopp comemorou as Bodas de Papoula, isso porque o treinador alemão completou 8 anos no comando dos Reds. Neste período, foram 7 títulos diferentes conquistados.
Empate no último minuto
West Ham e Newcastle fizeram um jogo emocionante pela 8ª rodada da Premier League, no Estádio Olímpico de Londres. Em jogo marcado pelo duelo brasileiro no meio-campo, as duas equipes empataram em 2 a 2. Com o resultado, as equipes se mantêm próximas à zona de classificação para a Champions League. Os Hammers ocupam a sétima colocação com 14 pontos, enquanto o Newcastle está logo atrás em oitavo com 13 pontos.
O West Ham começou a partida a todo vapor com 7 minutos, Paquetá achou Emerson Palmieri que contou com um vacilo do goleiro Nick Pope e só rolou para o checo Tomáš Souček empurrar para as redes com o gol vazio. No começo do segundo tempo, o Newcastle foi buscar a virada com dois gols de Aleksander Isac.
Aos 57 minutos, o sueco aproveitou a falha da defesa do West Ham, que cortou mal a bola após cobrança de falta, e só desviou para o fundo das redes. Aos 62, o brasileiro Bruno Guimarães lançou Trippier pela direita, o lateral cruzou na área e então Isak confirmou a virada. Mas no final do jogo, aos 89 minutos, o meia atacante Kudus acertou um chutaço de fora da área para empatar a partida e decretar números finais.
Aston Villa na disputa pelo G4
Após o triunfo diante do atual campeão Manchester City, o Wolves recebeu a equipe do Aston Villa no Molineux Stadium em busca de sua terceira vitória na competição, enquanto os comandados de Unai Emery vinham de três vitórias consecutivas.
Mesmo com um primeiro tempo melhor da equipe visitante, o placar só foi aberto na segunda etapa, com uma boa jogada de Pedro Neto que deixou o sul-coreano Hee Chan-Hwang em boas condições para marcar para os mandantes. Porém a alegria dos Wolves durou pouco, dois minutos depois o zagueiro recém-contratado Pau Torres empatou o jogo de carrinho para o Aston Villa, que seguiu pressionando. Os villans chegaram bem próximo da vitória com uma bola na trave de Ollie Watkins nos minutos finais e a expulsão do volante dos Wolves, Mario Lemina. Apesar dos esforços o empate perdurou, assim encerrando a sequência de vitórias dos visitantes.
Com o resultado, a equipe de Gary O’neill se encontra na 14° colocação com 8 pontos, enquanto o Aston Villa mantém a boa campanha, se encontrando na 5° colocação com 16, apenas um ponto atrás do top 4.
Arsenal quebra tabu!
Em um dos jogos mais aguardados da rodada o Arsenal recebeu o Manchester City no Emirates Stadium, realizando o confronto entre campeão e vice da temporada anterior, com a missão de quebrar um tabu: os gunners não venciam a equipe de Manchester pela Premier League desde 2015.
As duas equipes vieram a campo com desfalques notáveis, Kevin de Bruyne e Rodri estavam fora pelo Manchester City, ambos lesionados, enquanto o Arsenal não contava com o inglês Bukayo Saka, também lesionado.
O primeiro tempo foi muito parelho para ambas as equipes, com a chance mais perigosa sendo em um escanteio para os citizens, em que o zagueiro Gvardiol finalizou e o volante do time da casa, Declan Rice, tirou a bola de cabeça praticamente em cima da linha do gol. A primeira etapa também se mostrou polêmica, após uma dura entrada de Mateo Kovacic, o arbitro Michael Oliver nem sequer foi chamado ao VAR para conferir um possível vermelho ao invés do amarelo aplicado, e no lance seguinte, o croata fez outra falta dura, dessa vez não foi nem sequer advertido.
A segunda etapa aparentava seguir a mesma toada da primeira, até que o treinador do time da casa, Mikel Arteta, fez alterações no time. Em uma jogada feita apenas por jogadores vindos do banco, o Arsenal abriu o placar com Gabriel Martinelli. A jogada começou com um lançamento de Thomas Partey para a área, Tomiyasu disputou a bola que sobrou para Kai Havertz, que ajeitou para a finalização de Martinelli, a bola desviou no zagueiro Aké e tirou as chances do goleiro Ederson defender.
Após sete anos sem vitória, o Arsenal enfim voltou a vencer o City. Além deste tabu, outro recorde foi quebrado, é a primeira vez desde 2018 que os comandados de Pep Guardiola perdem dois jogos seguidos pelo campeonato inglês. Com a vitória, o Arsenal fica na segunda colocação empatado em pontos (20) com seu rival Tottenham, o Manchester City vem na sequência ocupando o terceiro lugar com 18 pontos.