Arquitetura de São Paulo ganha nova edição

O título São Paulo nas Alturas traz a tona a efervescência da arquitetura paulistana entre os anos 50 e 60
por
Luiza Fernandes
Júlia Zuin
|
13/03/2024 - 12h

A Livraria Travessa foi preenchida de pessoas na terça-feira, 5, mesmo com a tempestade torrencial que atingiu a cidade de São Paulo. O perigo que deixou diversas pessoas ilhadas não foi o suficiente para impedir o público de apreciar o lançamento da nova obra de Raul Juste Lores.

A loja foi o berço da  noite de autógrafos do livro “São Paulo nas Alturas”. O autor permaneceu no local até tarde e foi prestigiado por uma grande fila de fãs. O lançamento, nas palavras do escritor: “foi um sucesso!”. 

                                                                        

                                                                                  Chuva intensa em São Paulo marcou a noite de autógrafos Foto: Luiza Fernandes

Lores é colunista da rádio CBN. Mas foi, por muitos anos, correspondente da Folha de São Paulo nos Estados Unidos e teve o mesmo cargo na Veja, enquanto morava na Argentina. São Paulo nas Alturas foi o seu primeiro livro.

                                                                                 

                                                                                         A livraria Travessa ficou cercada por grandes filas Foto: Luiza Fernandes

Raul relatou que um dos seus sonhos era que pessoas comuns - não apenas arquitetos e especialistas - se interessassem pelo tema “cidades”. O encontro reuniu estudantes e profissionais de diversas áreas, demonstrando a realização de seu imaginário.

                                                                                     

                                                                        Loures assinou exemplares daqueles que resistiram as grandes filas Foto: Luiza Fernandes

A obra, publicada pela Companhia das Letras, conta a história de grandes projetos e prédios da cidade mais populosa da América Latina. O pesquisador também fala sobre os bastidores destas construções dos anos 50 e 60, assim como detalhes da vida dos seus planejadores. 

Foi nesse período que edifícios icônicos e que definem a cidade foram construídos, como o Copan, o Conjunto Nacional, a Galeria do Rock e o edifício Itália. “‘São Paulo nas Alturasapresenta a trajetória de arquitetos e empreendedores que deixaram sua marca na capital paulista, além de lançar luz sobre erros e acertos nas escolhas urbanas que desenharam a cidade”, expõe a editora em suas redes sociais. O livro de Loures nos revela que a influência da arquitetura na cidade vai além do aspecto estético. Ela molda nossa maneira de viver, interagir e perceber o espaço urbano. 

O relançamento de "São Paulo nas Alturas" nos convida a refletir sobre como a arquitetura não apenas reflete, mas também impulsiona o desenvolvimento social, cultural e econômico de uma metrópole em constante evolução.

 

Tags: