Em jogo da abertura da 48ª edição da Copa América Conmebol, realizada nesta quinta-feira no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta (EUA), a Argentina, atual campeã do torneio e do mundo, venceu por 2 a 0 o Canadá, estreante na competição.
O Canadá marcou muito bem a forte seleção argentina, fechando o seu meio de campo e confiando em jogadas rápidas de contra-ataque para surpreender os argentinos. A primeira oportunidade clara de gol foi um rápido contra-ataque da Argentina, após uma roubada de bola, Di Maria avançou sozinho e na cara do gol tentou uma cavadinha, mas facilitou a defesa do goleiro Crépeau.
Aos 30 minutos, Alphonso Davies, considerado um fenômeno da lateral esquerda, avançou em velocidade pela esquerda, passando por Molina. Na linha de fundo cruzou para a entrada da área. Paredes cortou mal e Buchanan não conseguiu finalizar para o gol. Um minuto depois a jogada se repete, o lateral novamente na linha de fundo cruzou para Larin, que foi bloqueado pelo zagueiro.
No fim do primeiro tempo, De Paul cruzou na área, Mac Allister se antecipou ao zagueiro e cabeceou fraco para a defesa do goleiro Crépeau.
Na sequência, em jogada muito bem construída, o Canadá chegou perigosamente. Buchanan cruza da direita e o atacante Eustáquio, livre de marcação, cabeceou firme para a grande defesa do goleiro Martinez.
A Argentina entrou no segundo tempo focada. Após passe de Messi, Mac Allister dividiu com o goleiro Crépeau, tocou a bola para Julián Álvarez que, na cara do gol, finalizou para o fundo das redes, abrindo o placar. A partir do gol da Argentina, o Canadá adiantou a marcação, dando espaço para os contragolpes argentinos.
Após ligação direta do goleiro argentino, Messi dominou a bola, invadiu a área e bateu cruzado para grande defesa do goleiro canadense. No rebote, a bola sobrou novamente para Messi que driblou o goleiro e finalizou de cavadinha, mas a bola tocou no zagueiro e foi para a linha de fundo.
O Canadá avançou os seus jogadores e de forma corajosa foi em buscado empate. Com um jogo de muita intensidade e velocidade, pressionou fortemente a Argentina. Criou algumas oportunidades para empatar o jogo, porém, deu muito espaço aos argentinos para em contra-ataque ampliar o placar.
Em ligação direta do goleiro, Messi recebeu a bola nas costas da zaga e frente a frente com o goleiro, deu uma cavadinha superando o goleiro Crépeau mas, para tristeza dos argentinos, a bola saiu pela linha de fundo. Messi não fez o seu, mas deu uma assistência perfeita, deixando Lautaro Martinez na cara do gol. O artilheiro matador não perdoou e fez o segundo gol, garantindo a vitória da seleção argentina, que dá o primeiro passo para garantir a primeira colocação no grupo A da fase de grupos desta edição da Copa América, confirmando o favoritismo no campeonato.
Apesar de perder a partida, o Canadá mostrou que tem potencial para brigar pela segunda vaga do grupo, disputando com Chile e Peru.
Lionel Messi, considerado um dos melhores jogadores da história, disputa pela sétima vez a Copa América, sendo o maior artilheiro da competição com 13 gols. Após o confronto, se tornou o jogador que mais vezes entrou em campo na competição, com 35 participações.
A Argentina volta à campo na próxima terça feira às 22hs para enfrentar o Chile em Nova Jersey. No mesmo dia, às 19hs o Canadá enfrentará o Peru em Kansas City.