Argentina garante vaga na final da Copa América

Com a vitória por 2 a 0, a seleção argentina confirmou o favoritismo e jogará a segunda final seguida da competição
por
Guilherme Lima Alavase
|
17/07/2024 - 12h

Em jogo realizado nesta terça-feira (9), a Argentina enfrentou o Canadá na semifinal da Copa América. O confronto foi realizado no MetLife Stadium, East Rutherford, Nova Jersey e valeu a vaga para a final do campeonato.

A seleção canadense, sem a posse da bola, jogou com duas linhas muito próximas de quatro jogadores, dificultando a troca de passe dos argentinos no último terço do campo. Quando roubava a bola, o Canadá saía em velocidade para criar situações de perigo ao gol de Martinez.

Aos 11 minutos do primeiro tempo, Di Maria tabelou com Messi que chutou da entrada da área. A bola foi para fora, para alívio do goleiro Crépeau. Já aos 22 minutos, o meia argentino De Paul, do meio de campo, lançou para Julian Alvarez que escapou da marcação do zagueiro Bombito. O argentino dominou a bola, e na cara do gol, finalizou entre as pernas do goleiro adversário, e abriu o placar.

 

Julian Alvarez abre o placar para os argentinos -  Foto: Reuters Imagen : 1/1
Julian Alvarez abre o placar para os argentinos -  Foto: Reuters Imagen : 1/1

 

Logo após o gol, a Argentina recuou as suas linhas e ocupou todo o espaço do campo defensivo, o que dificultou a troca de passes dos canadenses. No final do primeiro tempo, em uma jogada de velocidade, Di Maria tocou para Messi, que invadiu a área, logo deu um corte no defensor e de pé direito mandou para fora. 

No início do segundo tempo, De Paul, na linha de fundo, cruzou para trás. A defesa afastou a bola e no rebote, Enzo Fernandes chutou colocado. A bola, porém, foi sutilmente desviada por Messi, não dando chance para o goleiro canadense impedir o segundo gol argentino.

 

Comemoração do gol de Lionel Messi – Foto: AP Photo/Adam Hunger
Comemoração do gol de Lionel Messi – Foto: AP Photo/Adam Hunger

 

A partir do segundo gol, a Argentina, muito confortável na partida, administrou o placar sem sofrer riscos. Recuou as suas linhas e de forma compacta não permitiu que o Canadá criasse oportunidades para reduzir a diferença de gols. 

Passou a trocar passes em seu campo de defesa, procurando gastar o tempo. 

O Canadá, sem forças para buscar a virada, aceitou o jogo argentino, trocando passes, sem criar situações de perigo ao gol de Emiliano Martinez. 

Fim de jogo. A Argentina, atual campeã do torneio e campeã mundial, confirmou o favoritismo e avançou para a grande final da Copa América Conmebol 2024. A final do torneio será realizada no próximo domingo, 14/07, às 21 horas (de Brasília)  no Hard Rock Stadium, na Flórida. A Argentina enfrentará o vencedor entre Uruguai ou Colômbia.