Argentina é campeã da Copa América

Em jogo equilibrado, a Argentina venceu a Colômbia por 1 a 0 na prorrogação, e se consolidou como a maior vencedora da história da competição
por
Gustavo Oliveira de Souza
Guilherme Alavase
|
17/07/2024 - 12h
Foto do jogo
Messi levanta a taça. Crédito: Miguel Rodriguez/Getty Images

 

Argentina e Colômbia se enfrentaram no último domingo (14), em confronto válido pela final da Copa América. O jogo aconteceu no Hard Rock Stadium, em Miami, e terminou em 1 a 0, com gol na prorrogação. Com a vitória, a seleção argentina ultrapassou o Uruguai, e se tornou a maior vencedora da competição.

EXPECTATIVA INICIAL

O duelo colocou frente a frente as duas melhores seleções do torneio. A seleção colombiana sustentava 28 jogos de invencibilidade e chegava com moral. Foi primeira colocada no grupo do Brasil e passou goleando o Panamá e vencendo o Uruguai. A Argentina, defendendo seu título conquistado na edição de 2021, quando venceu a seleção brasileira no Maracanã, teve um jogo marcado por despedidas. A final foi a última partida do atacante Di María pela seleção e talvez tenha sido a última competição de Messi. 

PRIMEIRO TEMPO
Antes da partida, confusões do lado de fora do estádio acabaram adiando o início do jogo em uma hora e vinte minutos. Mas com bola rolando, a Argentina teve a primeira chance com 30 segundos. O atacante Álvarez recebeu o cruzamento do lateral Montiel mas não pegou bem na bola. Os primeiros minutos foram melhores para a Colômbia, que pressionou a Argentina em seu campo de defesa. Aos cinco minutos, o atacante Luiz Días chutou rasteiro, mas o goleiro Emiliano Martinez defendeu. Um minutos depois do lance, o atacante Córdoba também finalizou com perigo. 

Os 20 minutos iniciais foram de muita intensidade nas disputas e velocidade nos ataques, com quase todos eles terminando nas áreas adversárias. Nesse primeiro tempo, um duelo que chamou a atenção foi o entre John Árias e De Paul. O atacante colombiano, que foi improvisado de volante, conseguiu neutralizar o volante argentino, que não teve liberdade para construir. Nessa rapidez, Messi apareceu sozinho mas não conseguiu uma boa finalização e o goleiro Vargas fez uma defesa tranquila. 

Aos 32, o volante colombiano Lerma arriscou um chute de longa distância que obrigou Martinez a colocar a bola para escanteio e aos 40, outra finalização de longe, mas de Richard Ríos. O primeiro tempo terminou com a Colômbia melhor, vencendo a maioria das disputas.

Foto do jogo
Arias disputando a bola com Mac Allister. Crédito: Miguel J Rodriguez Carrillo/Getty Images

SEGUNDO TEMPO

Após a apresentação da cantora colombiana Shakira, começou o segundo tempo. Aos dois minutos, James Rodríguez deu um belo passe para  Córdoba que desviou de cabeça para Jhon Árias bater cruzado levando perigo ao gol de Martinez. Logo depois, Mac Allister entrou na área finalizando, mas os defensores colombianos cortaram a bola que sobrou para Di María, mas o atacante finalizou para a defesa de Camilo Vargas 

Aos onze minutos Di Maria, em jogada na linha de fundo, cruzou para a área. Mac Allister cabeceou em direção ao gol, com a bola sendo interceptada pela defesa colombiana. O jogo começou a ficar tenso, com muitas faltas. Messi, ao disputar uma bola, caiu em campo sentindo fortes dores e foi substituído por Nico González. 

Aos 28 minutos, O VAR checou um possível pênalti em Córdoba, mas o árbitro de vídeo confirmou a decisão de campo. Logo depois, a Argentina fez boa jogada pela esquerda. Tagliafico passou a bola para Nico Gonzales que, impedido, finalizou para as redes. O bandeirinha sinalizou o impedimento, confirmado pelo árbitro brasileiro Raphael Claus.

Nos minutos finais, Di Maria cruzou na segunda trave para Nico Gonzalez, que cabeceou a bola, e Julian Alvarez não conseguiu chegar para finalizar. 

Foto do jogo
Carrinho de Lisandro Martínez em Quintero. Crédito: Chandan Khanna / AFP

PRORROGAÇÂO

Com o empate no tempo regulamentar, o jogo continuou com a prorrogação de trinta minutos. No reinício da partida, em grande jogada argentina, Di Maria tocou para De Paul que na linha de fundo cruzou rasteiro para Nico Gonzalez chutar de primeira para grande defesa  do goleiro colombiano. O jogo ficou totalmente aberto, com os dois times procurando a vitória. Os argentinos controlaram o jogo e os colombianos procuravam roubar a bola para em velocidade criar oportunidades para abrir o placar. Fim do primeiro tempo da prorrogação com o placar em branco.

O jogo recomeçou e logo aos dois minutos, Di Maria cruzou fechado na área e Lautaro Martinez não conseguiu chegar para desviar a bola, que saiu para a linha de fundo. Logo depois, Carrascal deu um leve toque na bola para Miguel Borja chutar, mas foi interceptado por Lisandro Martinez.

Aos seis minutos, Lautaro Martinez, o artilheiro do time argentino, recebeu um passe precioso de Lo Celso e na entrada da área finalizou para as redes, abrindo o placar para a seleção argentina.

Logo após o gol, a Argentina substituiu Di Maria, que fez sua última partida pela seleção argentina. Em seu lugar entrou o zagueiro Otamendi.

Foto do jogo
Lautaro Martínez comemorando gol com torcedores. Crédito: Chandon Khanna/AFP

Ao fim do jogo, Argentina conquistou o 16 título da Copa América, sendo o maior campeão do torneio. A Colômbia, que disputou sua terceira final da Copa América, não conseguiu conquistar o bicampeonato da competição. As duas seleções voltam a campo em setembro, para disputar a sétima e a oitava rodada das qualificatórias para a Copa do Mundo.