Aracy Balabanian morre aos 83 anos

Conhecida por boa parte do público como a Cassandra de "Sai de Baixo", Aracy contava com mais de 50 anos de carreira.
Mohara Ogando Cherubin
07/08/2023 - 12h

A atriz Aracy Balabanian morreu nesta segunda-feira (7) na clínica São Vicente, localizada no Rio de Janeiro. Aracy foi diagnosticada com câncer de pulmão no fim do ano passado e desde então vinha lutando contra a doença. A atriz não tinha filhos e a notícia foi confirmada por sua assistente pessoal e pela TV Globo.

Reprodução Ag. News

Natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Aracy nasceu em 22 de fevereiro de 1940 e era filha dos imigrantes armênios Rafael Balabanian e Ester Balabanian, descobrindo seu amor pela arte ainda criança.

Em 1955, Aracy se mudou para São Paulo com a família e ingressou no grupo de Teatro Paulista do Estudante com o intuito de realizar seu sonho de ser atriz. Cerca de 3 anos depois, aos 18 anos, a atriz prestou vestibular e passou para a Escola de Arte Dramática de São Paulo, na qual decidiu se dedicar à carreira de atriz, mais especificamente ao teatro.

Após concluir o curso, a atriz encenou peças notáveis no Teatro Brasileiro de Comédia, como a primeira montagem brasileira de "Hair", que teve sua estreia em 1969. Alguns anos depois Aracy fez sua grande estreia na TV Globo, em 1972, na novela "O Primeiro Amor", de Walter Negrão.

Entre os trabalhos mais notórios da atriz estão as atuações nas novelas "O Casarão" (1976) como Violeta, "Guerra dos Sexos" (1983) como Greta, "Ti Ti Ti" (1985) como Marta e "Rainha da Sucata" (1990) como Armênia.

Além de encenar em novelas, Aracy fez história na televisão brasileira como a personagem Cassandra, uma socialite acomodada e fascinada por dinheiro, no seriado "Sai de Baixo" (1996).

Reprodução UOL

Seus últimos trabalhos foram "Sai de Baixo - o filme", exibido durante a sessão da tarde de hoje (7),  e o especial de fim de ano "Juntos a Magia Acontece" da TV Globo. Ambos os trabalhos foram exibidos em 2019.

"Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu", publicou o ator e amigo pessoal de Aracy, Miguel Falabella, em sua página oficial no Instagram.