Após quatro décadas, Aston Villa volta às quartas de final da Champions

Os ingleses venceram o segundo jogo e garantiram a classificação
por
Lorrane de Santana Cruz
|
17/03/2025 - 12h

Na última quarta-feira (13), Aston Villa e Club Brugge voltaram ao campo para disputar o jogo de volta das oitavas de final da Champions League. A partida aconteceu na Inglaterra, no Villa Park, estádio do Aston Villa e acabou com a vitória de 3 a 0 dos ingleses.

O Club Brugge, que perdeu o primeiro jogo, foi em busca da sua classificação fora de casa, precisando de dois ou mais gols. Já os donos da casa, estavam tranquilos, pois na Bélgica garantiram um bom resultado.

No início do primeiro tempo de jogo, o Brugge entrou focado para conseguir um gol rápido, que mudasse totalmente o rumo da partida. Os belgas começaram marcando bastante pressão e empurrando o Aston Villa para o seu campo de defesa, com uma precisão muito grande. A equipe inglesa, não se importou com a posse, deixando o adversário tomar conta, e se aproveitando dos espaços deixados e explorando os contra ataques. Entretanto, o aproveitamento do Club Brugge foi ineficaz, chutando apenas uma vez na meta adversária.

Aos 7 minutos, Sabbe tentou um chute que foi para fora e o capitão da equipe, Jashari, tentou cabecear, porém o gol não saiu. Ainda no primeiro tempo, os visitantes atacaram bastante, e contavam com o talento do artilheiro do time, Tzolis, para tentar um resultado, mas o ataque não estava sendo eficiente.

A partida estava sendo perfeita para o Brugge, o time controlava os primeiros minutos, tudo muito bem estudado, no entanto, a torcida belga viu novamente um erro individual decidir o jogo. Aos 16 minutos de jogo, o Aston Villa estava apenas tocando a bola de pé em pé, sem pressão alguma, as bolas eram recuadas dos zagueiros para Dibu Martinez, até que o goleiro argentino viu Marcus Rashford livre no ataque, e lançou uma bola direta para o atacante.

Jogadores do Club Brugge agradecendo a torcida presente no Villa Park. Imagem: (Instagram Club Brugge)
Jogadores do Club Brugge agradecendo a torcida presente no Villa Park. Imagem: (Instagram Club Brugge)

Rashford, camisa 9 do time inglês dominou a bola e partiu para a área adversária, mas acabou sendo derrubado por Sobbe, camisa 64 do time belga, que tomou cartão vermelho direto, desfalcando muito cedo o time. O Villa aproveitou para fazer uma pressão maior na área adversária, porém mesmo com um a menos, o Brugge foi para o ataque tentar diminuir o placar.

Na volta do intervalo o Aston Villa ainda estava sentado na vantagem. Aos 5 minutos do segundo tempo, Marco Asensio marcou o primeiro gol do Villa na partida, com uma assistência de Bailey. A partir daí, a partida mudou totalmente, o time inglês preferiu ficar com a posse de bola diferente do primeiro tempo.

Aos 12 minutos do segundo tempo, Tielemans aproveitou os espaços deixados pelo Club Brugge, e lançou uma bola  boa para o ataque, dominada por Rashford que logo tocou para Rogers. O jogador não achou espaço e levou a bola até o limite da linha de fundo, onde preferiu fazer um cruzamento, que desviou em Maatsen, jogador esse que se aproveitou da bagunça que estava a defesa adversária.

Marco Asensio fez seu segundo gol na partida aos 16 minutos do segundo tempo, após mais uma assistência de Rashford, garçom da partida . Em uma jogada construída, pelo ataque do Aston Villa, os jogadores deram passes precisos e contaram com um bote errado do defensor Brugge e a bola sobrou para o camisa 9, que correu pelo lado esquerdo e achou o Asensio livre no meio da área, para marcar o terceiro gol da partida.

 Asensio após o seu segundo gol na partida. Imagem: (X Aston Villa)
Asensio após o seu segundo gol na partida. Imagem: (X Aston Villa) 

O segundo tempo foi destacado pelo bom jogo dos ingleses, já os belgas perderam a esperança vendo um placar agregado de 6 a 1.

O Aston Villa irá enfrentar o Paris Saint Germain no dia 9 de abril, às 16h (horário de Brasília) no estádio parisiense, Parque de Prince, válido para às quartas de final da Champions.