Após morte da mãe, jovem encontra seu lugar no interior

Letícia Pereira dos Santos (18), nasceu em Itapipoca-CE, mudou-se para a grande São Paulo e voltou à cidade natal após evento trágico
por
Isabelli Albuquerque
|
22/06/2023 - 12h

Letícia Pereira dos Santos (18), nasceu em Itapipoca-CE e mudou-se para a grande São Paulo no início de sua vida, aos 5 anos. Prestes a completar 11 anos de idade, a morte de sua mãe fez com que a menina e suas irmãs precisassem retornar à cidade natal.

Tendo crescido em São Paulo, o lugar moldou quem é hoje. Tudo em comparação a Itapipoca parece diferente, até mesmo de outro mundo. "Na metrópole se tem mais oportunidades e tudo é sempre intenso, na pequena cidade as coisas são calmas e mais seguras", conta Letícia por WhatsApp.

Ao retornar à cidade natal, ela sabia que tudo seria diferente. A morte de sua mãe criou um buraco em sua vida que, por mais nova que fosse, sabia que nunca iria se preencher novamente.

Sendo a segunda filha de três irmãs, a garota se sentia responsável pela mais nova e dependia da mais velha. Quando moravam em São Paulo, ela conta que "sua relação não era das melhores", mas o infortúnio caso aproximou as três e atualmente não brigam como antes.

A mudança ocorreu de um dia para a noite. A mãe das meninas – Maria de Fátima Pereira de Sousa, era uma mulher saudável de 33 anos, ninguém esperava seu súbito falecimento. Letícia não se lembra de muitos detalhes, mas pôde dizer que foi tudo muito repentino.

Depois, os eventos se sucederam rapidamente. O enterro passou e logo chegou o dia de voltar à cidade natal. Letícia e eu éramos – e ainda somos - melhores amigas, quando perguntei se tinha alguma lembrança dos últimos momentos na capital, disse “Me lembro como se fosse ontem da última vez que nos vimos. Nós duas não entendíamos bem o conceito de morte, então nos despedimos como se fosse um dia comum de aula”.

Quando chegou ao novo lar, precisou morar com seus tios e primos – com quem vive até hoje. A adaptação não foi fácil, por mais que visitasse o Ceará regularmente, nunca se sentiu em casa e agora era forçada a criar esse sentimento.

Após esses acontecimentos, Letícia se viu na obrigação de proteger suas irmãs. A experiência a fez enxergar o quão importante é a família e faz de tudo pelas duas. Pereira viu a vivência como uma maneira de mudar sua mentalidade e decidiu focar em seus objetivos.

Por mais que nunca tenha visto a faculdade como um sonho, está matriculada no curso online de Administração da UNIP (Universidade Paulista). Como nunca imaginou esse momento, não vê a universidade como uma realização, mas sim como uma ferramenta para atingir suas metas. Além de estudar, está em busca de um emprego para alcançar a independência financeira.

As vezes se permite imaginar como teria sido o resto de sua vida em São Paulo, as amizades que manteria e a presença da mãe. Mas entende que sem essas experiências, por mais tristes que foram, não teria se tornado quem é atualmente.

 

 

 

 

Tags: