Apesar de para muitos a eleição municipal de 2020 ser a eleição das Redes Sociais essa não é a realidade para região oeste da grande São Paulo

A região é um grande polo tecnológico, mas as redes sociais ainda não têm um grande papel em suas eleições municipais de 2020.
por
Lidiane Domiciano Miotta
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27/11/2020 - 12h
Avenida dos Autonomista na cidade de Osasco

 

As redes sociais passaram a ter um grande impacto nas eleições dos últimos anos e nas eleições municipais de 2020 não vai ser diferente, principalmente na cidade de São Paulo, mas em outras cidades da região as redes ainda não têm tanto impacto, isso pode ser visto na região oeste da grande São Paulo, que é um grande polo de tecnologia porém, os candidatos da região ainda não tem grande presença nas redes.

A falta de confiança nas informações das mídias sociais e a preferência por candidatos conhecidos no bairro ou por familiares e amigos são os principais motivos das redes sociais ainda não terem tanto impacto na região. Em relato sobre o uso de redes sociais para buscar informações sobre os candidatos, Jeferson Soares de 29 anos, morador da cidade de Osasco, afirma ler informações que acabam surgindo nas suas redes sociais, principalmente no facebook, mas tem receio dessas informações não serem verdadeiras, apesar disso ele afirma seguir 10 candidatos para ter mais conhecimentos sobre eles e suas propostas.

Em outro relato sobre o quanto a redes sociais influencia das redes sociais para a sua escolha de candidato Rute da Silva de 29 anos, moradora da região oeste da grande São Paulo, afirma que não está procurando ou lendo sobre o assunto pois os seus candidatos já estão escolhidos porque um de seus candidatos empregou um de seus familiares que estava desempregado até então.

Outra moradora da cidade de Osasco, Marcia Lopes de 52 anos afirma ler sobre as eleições, mas não busca sobre nas redes sociais porque tem medo dessas informações serem falsas, mas busca sobre em outros veículos midiáticos e quando perguntada sobre o conteúdo postado pelos candidatos em suas redes sociais afirma não procurar por esses conteúdos por não confiar em sua veracidade e por isso opta por não procurar por eles.

Quando passasse a analisar a publicidade usada pelos candidatos nessa região percebesse que não há um grande investimento nas redes sociais em suas campanhas e que em toda região apenas o candidato Emidio de Souza do PT tem todas as redes sociais, inclusive o mais novo sucesso das redes o Tik Tok, mas isso é justificado por ele ter uma longa carreira política, ter importância para o partido e por ser atualmente deputado estadual. Apesar disso, o candidato Emidio de Souza não é o candidato a prefeito mais seguido da cidade de Osasco, onde disputa a eleições.

Outro ponto é que a maioria dos candidatos tem sites para a  campanha onde pode ser encontrado todas as suas redes sociais e meios para entrar em contato como o número de WhatsApp, entretanto alguns tem links que deveriam levar as redes sociais de cada candidato mas não encaminham para lugar nenhum.

Se percebe então que apesar dessas cidades serem um polo tecnológico em que muitas empresas do ramo se instalaram na região, como a Submarino, IFood e o Mercado Livre e onde, de acordo com reportagem do SPTV, 25% das empresas de tecnologia do país estão instaladas na região Oeste da Grande São Paulo, especialmente em Osasco e Barueri, as cidades da região preferiram gasto com campanhas de rua com material impresso.

Entre as cidades do Estado de São Paulo com maior gasto eleitoral a cidade de Osasco é a quarta com 4 milhões de reais de gasto que, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, foi principalmente voltado a materiais impressos e mobilização de rua.

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