Antero Greco falece aos 69 anos

Grande jornalista esportivo lutava contra o câncer cerebral desde 2022. Amigos, familiares e figuras importantes do esporte prestam homenagem.
por
Giovanna Brito
|
18/05/2024 - 12h

Antero Greco, jornalista esportivo, morreu aos 69 anos, na madrugada desta quinta-feira (16) em São Paulo. Antero estava internado desde o dia 12 no Hospital Beneficência Portuguesa e faleceu em decorrência de complicações com um tumor.

Diagnosticado com câncer cerebral desde junho de 2022, Antero estava em tratamento contra a doença. Segundo amigos e pessoas próximas, ele passou dias em coma e se alimentava através de sonda.

Em nota, o hospital divulgou o falecimento do jornalista: "A Beneficência Portuguesa de São Paulo informa, com pesar, o falecimento do jornalista Antero Greco, no dia de hoje, 16 de maio, às 3h, em nossa unidade hospitalar BP Mirante, em decorrência de complicações de um meningioma (tumor). Antero Greco era amplamente conhecido e respeitado por sua integridade e dedicação ao jornalismo, deixando um legado de imenso valor para a comunicação no Brasil. Neste momento de luto, a BP se solidariza com a família, amigos e admiradores do profissional."

Familiares também confirmaram a morte e anunciaram o velório em um comunicado. Antero deixou a esposa, Leila Maria de Brito Greco, os filhos João Paulo de Brito Greco e Maria Cristina de Brito Greco e os netos Pedro Shellard Greco e Carolina Shellard Greco.

Sua despedida ocorreu na tarde do mesmo dia, no Cemitério do Redentor, também na capital paulista. Além da família, amigos de Greco, como Casagrande, Mauro Beting, Benja e outros famosos, estiveram no velório e se emocionaram ao se despedir do grande amigo.

 

Antero Greco sorrindo com a mão esquerda levantada. Ao fundo diversos quadros.
Antero Greco. Foto: Reprodução/Instagram.

 

VIDA PROFISSIONAL

Antero se formou em Jornalismo pela ECA (Escola de Comunicação e Artes) da USP (Universidade de São Paulo). Começou sua carreira jornalística em 1974, como revisor do “O Estado de São Paulo”, jornal para o qual retornaria em 1992 e no final dos anos 2000 em outras funções. Três anos depois do início de sua carreira, foi promovido a repórter esportivo. 

Trabalhou na “Agência Estado”, no extinto “Popular da Tarde”e na “Folha de São Paulo” durante o ano de 1989 e no “Diário Popular” (atualmente “Diário de São Paulo”) entre 1994 e 2000. Teve passagem pela “Band”, “SBT” e participou das primeiras transmissões do Campeonato Italiano em 1983. O jornalista também cobriu in loco as Copas do Mundo de 1982, 1986, 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014.

 

ESPN

Com certeza Antero ficou marcado pelo seu trabalho na ESPN. Sua ligação com a emissora começou em fevereiro de 1994, quando ainda se chamava “TVA Esportes”. Na ocasião, foi chamado para compor a primeira equipe de transmissão do canal. Participou da criação do programa “Futebol no Mundo”, do qual foi um dos redatores até o início de 2000. 

Ainda naquele ano, passou a participar também do SportsCenter e foi ali que a famosa dupla “Antero e Amigão” surgiu. Ao lado de Paulo Soares, os dois se fixaram como apresentadores oficiais do programa e protagonizaram momentos inesquecíveis durante os finais de noite, horário em que o programa era transmitido. 

Antero e Paulo, o “amigão”, conduziam o programa com descontração e seriedade, o que cativou sua audiência. Os ataques de riso da dupla eram frequentes e muitos deles viralizaram na internet, eternizando bons momentos entre os dois.

Paulo Soares, na esquerda, e Antero Greco, na direita, na bancada do programa "SportsCenter".
Paulo, o amigão, e Antero apresentando o SportsCenter. Foto: Reprodução/ESPN.

Mesmo depois da descoberta do câncer, Antero continuou a contribuir para o SportsCenter, seja de casa ou do estúdio, sempre atendendo as orientações médicas. 

A ESPN prestou uma série de homenagens nas redes sociais e no seu site. André Kfouri, em um edital especial chamado “Até um dia, querido Antero”, emocionou a todos com suas palavras e em uma outra matéria afirmam: “Antero deixa órfão não só o Jornalismo, mas também o fã de esporte que se acostumou a assistir à extraordinária dupla durante tantas e tantas noites de SportsCenter. A TV brasileira perde um dos maiores. E a nós, da família ESPN, ficará a saudade, o exemplo e as grandes memórias proporcionadas por Antero. Descanse em paz, Anterito!”

Em um momento de estúdio, Paulo Soares entra ao vivo no SportsCenter e se despede de Antero: “Vamos dar risada, gente. A Glaucia abriu o programa chorando. Como eu posso falar alguma coisa agora?”, disse Amigão, com a voz embargada. “São 40 anos de amizade. Desses 40, 30 são de ESPN e 20 de Sportscenter. Hoje a gente tem convicção de que, graças ao fã de esporte, graças a todas as pessoas que sempre estiveram com a gente fazendo o programa, graças à iniciativa do Trajano, de fazer uma dupla diferente no surgimento do Sportscenter, sabemos hoje, com simplicidade e humildade, que formamos a maior dupla da história da televisão brasileira. E isso ninguém vai poder tirar do Antero e de mim. (...) Tenho certeza que ele está do nosso lado. Ele vai ser nosso chão sempre. Mas o fato é que ele é um cabeçudo, não podia ter feito isso com a gente agora”.