No domingo (15), ocorreu o segundo dia do Americas Challengers, que foi marcado pelos confrontos entre compatriotas. A Vivo Keyd Stars ganhou da paiN Gaming em uma partida bem equilibrada. Apesar da derrota, os Tradicionais haviam vencido a WAP mais cedo. A equipe que vem se destacando é a Fear X Starforge, que se manteve como a única invicta na competição. Confira mais detalhes sobre os jogos:
Vivo Keyd Stars x Fear X Starforge
Após a derrota na estreia, a Vivo Keyd Stars tropeçou em mais uma partida. Apesar de um início promissor, a equipe se perdeu nas lutas e deu espaço para o jungler da Fear X Starforge, eXyu, brilhar. Aos 33 minutos, após uma fight na selva, a FXS caminhou rumo ao Nexus dos Guerreiros, deixando a VKS em uma situação complicada na busca dos playoffs.
MVP: eXyu (Brand) 7/0/8
WAP Esports x paiN Gaming
A paiN Gaming foi avassaladora contra a equipe da LATAM, vencendo o confronto em apenas 25 minutos. Com 20 a 7 no placar de abates, a vitória brasileira foi garantida pela sinergia do jungler Tatu (Skarner) e o mid-laner Qats (Tristana), que se destacaram ao entrarem nas lutas. Essa foi a terceira derrota da WAP, colocando a equipe em último lugar na tabela.
MVP: Tatu (Skarner) 6/0/10
Fear X Starforge x Dragonsteel
A Fear X Starforge conseguiu sua revanche contra a Dragonsteel. Eles não tomaram conhecimento de seus compatriotas e dominaram desde o primeiro minuto. Sempre ativos no mapa, a FXS não deu espaço e tempo para seus adversários e, sem dificuldades, venceu a partida em 23 minutos, segundo jogo mais rápido do campeonato.
MVP: eXyu (Nidalee) 4/0/8
paiN Gaming x Vivo Keyd Stars
No primeiro confronto brasileiro, a Vivo Keyd Stars finalmente conquistou sua primeira vitória no campeonato, derrubando a invencibilidade da paiN Gaming. A Keyd apostou em uma estratégia ousada com Kalista (Mortheus) e Elise (Sarolu), enquanto a paiN tentou dominar o early game com Pyke (Guigs) e Renekton (Hidan). Nesse duelo de estilos de jogo, a equipe dos Guerreiros levou a melhor, muito graças à atuação de Kisee com o seu Yone, e encerrou o confronto aos 38 minutos, em um placar de 12 a 5 nos abates.
MVP: Kisee (Yone) 3/1/3
Fuego x WAP Esports
Em um duelo disputado entre os latinos, a Fuego venceu a WAP e segue com o sonho da classificação. Ambas as equipes estavam parelhas, ninguém conseguiu abrir uma boa vantagem e sempre havia uma resposta para as ações dos times.
A Fuego tomou a liderança após duas boas lutas, que lhes concedeu o barão e o controle da partida. A WAP se defendeu de uma primeira investida, mas estava muito atrás em recurso e perdeu a quarta disputa seguida na competição.
MVP: Zelt (Azir) 11/3/7
Glossário
Ace: Quando uma equipe abate todos os jogadores do time adversário
Barão: um dos principais objetivos do jogo, após sua execução, cada jogador aliado recebe mais dano de ataque, e retorno acelerado à base.
Bot: posição no mapa.
Buff: mais forte
Dive: Tentativa de matar o adversário na torre dele
Engage: Iniciação
Even: igual
Farm: quantidade de tropas e monstros da selva abatido pelo jogador
Fight: luta
Gold: ouro
Jungler: caçador
Lane: Rota na qual os jogadores se deslocam
Late game: terceira fase do jogo, quando passa dos 30 minutos, campeões que precisam de mais itens para ficar forte, ou personagens como Smolder, Veigar e Nasus, são mais fortes nessa etapa da partida
Match up: Confronto direto entre os campeões de cada rota, por exemplo, Garen x Darius (Top), Orianna x Syndra (Mid)…
MVP: Sigla de Most Valuable Player, que indica o melhor jogador da partida
Nexus: Estrutura na qual a equipe precisa destruir para ganhar a partida
Over: Quando uma das equipes estende demais uma jogada que já era para ter acabado.
Patch: Atualizações que ocorrem a cada duas semanas para balancear o jogo e adicionar conteúdo
Pick off: emboscar e matar um jogador isolado da equipe adversária
Play: Jogada
Seed: classificação inicial de uma equipe em um torneio, com com base no desempenho regional e ou internacional anterior
Snowball: Efeito bola de neve
Winners bracket: Chave dos vencedores