
Os times brasileiros tiveram desfechos opostos durante os playoffs dos Americas Challengers. Enquanto a paiN alcançou uma vaga na decisão, a Keyd ficou pelo caminho. Os Guerreiros perderam de virada para a Fuego por 2 a 1. Já os Tradicionais venceram a FXS, pelo mesmo placar. Confira mais detalhes sobre a série:
Fuego x Vivo Keyd Stars
Jogo 1 - Entre erros e acertos
Apesar das dificuldades, a VKS conseguiu chegar a vitória. A Keyd obteve um bom controle de objetivo mas pecava nas team fights. Kisee (Ezreal) foi o cara da partida. Com uma mecânica impecável, ele comandou a Keyd para retomar a liderança da partida. Os atuais campeões do CBLOL Academy se reencontraram nas lutas, abateram o barão e conquistaram a vitória.
MVP: Kisee (Ezreal) 9/2/5
Jogo 2 - Reação da Fuego
A Keyd tinha tudo para conseguir a classificação: cinco mil de ouro de vantagem, boas lutas e controle de mapa. Porém, os Guerreiros começaram a perder as team fights e errar no posicionamento. A Fuego se recuperou após o bom uso do buff do barão, fizeram um pickoff no Mortheus (Jhin) e empataram a série.
MVP: Mataz (Jarvan IV) 5/2/12
Jogo 3 - Fuego neles
Diferente dos outros jogos, a Fuego controlou a partida do começo ao fim. Conseguiram a alma quintec cedo na partida e tiveram ótimas lutas, a vantagem era enorme. A VKS até conseguiu se defender em uma primeira investida, mas foi só questão de tempo para a equipe de Curaçao conquistar a classificação
MVP: Zelt (Orianna) 7/1/12

paiN Gaming x Fear X Starforge
Jogo 1 - FXS surfa nos erros da paiN
Desde o início, a paiN Gaming enfrentou dificuldades, principalmente por causa do impacto do jungler eXyu. Desorganizada nas lutas por objetivos, a equipe brasileira cedeu o controle do mapa cedo, enquanto eXyu parecia estar em todas as rotas, dominando as teamfights. A condição de vitória da paiN estava nos dragões e na Alma do Oceano, mas erros sucessivos no mid game e uma má gestão do Barão comprometeram suas chances. A Fear X Starforge aproveitou os deslizes do time brasileiro e garantiu a vitória.
MVP: eXyu (Vi) 4/1/9
Jogo 2 - paiN volta a dominar o Rift
A paiN Gaming entrou na partida com side lanes fortes e começou coletando abates solos logo cedo nas rotas, garantindo uma vantagem significativa no early game. Com um draft sólido, incluiu Kalista e Nautilus na botlane para acelerar o ritmo de jogo, além de Aurelion Sol para zoneamento nas fights, a paiN mostrou mais tranquilidade do que o jogo anterior e converteu, dessa vez, sua vantagem em vitória. A FXS sofreu sem campeões iniciantes para enfrentar a composição dos Tradicionais e sofreu uma derrota parecida com a que eles aplicaram na paiN anteriormente.
MVP: Qats (Aurelion Sol) 7/2/11
Jogo 3 - Triunfo brasileiro
Para o jogo que definiria o primeiro finalista, a partida esteve à altura das expectativas. Ambas as equipes não deixaram nada passar sem resposta, e protagonizaram um confronto equilibrado. A vantagem de ouro oscilou entre os dois lados ao longo da partida, mas sem criar grandes distâncias, evidenciando o duelo acirrado. Aos 29 minutos, uma luta estourou em torno do covil do Dragão e o Gnar (Hidan) encaixou uma jogada perfeita, jogou quatro adversários contra a parede, e permitiu que o Ezreal (Marvin) garantisse um quadra kill. A fight colocou a paiN na frente e, dando a volta por cima na série, os tradicionais fecharam em 2-1, garantindo a primeira vaga na final para os brasileiros.
MVP: Marvin (Ezreal) 13/2/6

Glossário
Ace: Quando uma equipe abate todos os jogadores do time adversário
Barão: um dos principais objetivos do jogo, após sua execução, cada jogador aliado recebe mais dano de ataque, e retorno acelerado à base.
Bot: posição no mapa.
Buff: mais forte
Dive: Tentativa de matar o adversário na torre dele
Engage: Iniciação
Even: igual
Farm: quantidade de tropas e monstros da selva abatido pelo jogador
Fight: luta
Gold: ouro
Jungler: caçador
Lane: Rota na qual os jogadores se deslocam
Late game: terceira fase do jogo, quando passa dos 30 minutos, campeões que precisam de mais itens para ficar forte, ou personagens como Smolder, Veigar e Nasus, são mais fortes nessa etapa da partida
Match up: Confronto direto entre os campeões de cada rota, por exemplo, Garen x Darius (Top), Orianna x Syndra (Mid)…
MVP: Sigla de Most Valuable Player, que indica o melhor jogador da partida
Nexus: Estrutura na qual a equipe precisa destruir para ganhar a partida
Over: Quando uma das equipes estende demais uma jogada que já era para ter acabado.
Patch: Atualizações que ocorrem a cada duas semanas para balancear o jogo e adicionar conteúdo
Pick off: emboscar e matar um jogador isolado da equipe adversária
Play: Jogada
Seed: classificação inicial de uma equipe em um torneio, com com base no desempenho regional e ou internacional anterior
Snowball: Efeito bola de neve
Summoner's Rift: é um dos mapas mais importantes em que acontece o jogo, utilizado nos campeonatos profissionais
Winners bracket: Chave dos vencedores