Americas Challengers 2024: paiN e VKS avançam de fase

Os Tradicionais terminaram na liderança, enquanto os Guerreiros ficaram em quarto lugar
por
Ana Clara Souza
Pedro Premero
|
24/09/2024 - 12h

 

Morttheus chama a torcida após vitória de virada - Foto: CBLOL/flickr
Morttheus chama a torcida após vitória de virada - Foto: CBLOL/flickr

 

A fase de grupos do Americas Challengers terminou nesta segunda-feira (16) com a dupla brasileira classificada. Vivo Keyd Stars e paiN Gaming venceram seus jogos do dia e mostraram um bom nível para os playoffs. A latina Fuego e a norte-americana Fear X Starforge também avançaram. Dragonsteel, uma das equipes favoritas ao título, performou abaixo do esperado. Os campeões da North America Challengers League (NACL) ganharam apenas duas partidas e ficaram na quinta colocação.

 

Nos playoffs, Keyd e paiN farão a reedição da final do CBLOL Academy. Já a Fuego enfrentará a Fear X Starforge. Todos os confrontos serão melhor de três partidas e começarão dia 18, quinta-feira.

 

Confira como foram as últimas partidas da fase classificatória:

 

Dragonsteel x Vivo Keyd Stars

Apesar de um bom começo, a Keyd se perdeu em lutas desorganizadas e viu a Dragonsteel tomar o controle do jogo. Mesmo com os erros da equipe, Kisee (Yone) conseguiu recuperar o jogo para os Guerreiros, com bons flancos, persistência no split push e sendo decisivo nas team fights. A VKS se reencontrou na partida, invadiu a base norte-americana e conquistou a vitória.

MVP: Kisee (Yone) 3/2/8

 

Fear X Starforge x Fuego

A FXS começou com tudo. Conseguiram os abates no tempo certo para garantir os objetivos com tranquilidade e tiveram um snowball, seis mil de ouro na frente, e o jogo parecia controlado. Porém, os norte-americanos não conseguiram terminar a partida. A Fuego jogou nos pick offs e fez um barão às escuras, que segurou o confronto por mais tempo. O duelo entre as equipes só foi acabar na luta pelo dragão ancião. Após 48 minutos, os latinos pegaram o buff do dragão, venceram a team fight e asseguraram a vaga para a próxima fase. 

MVP: Mataz (Viego) 7/6/7

 

Dragonsteel x Fuego

Mesmo sem chances de classificação para os playoffs, a Dragonsteel entrou em Summoner's Rift para garantir uma vitória tranquila. Eles jogaram com foco nos objetivos do mapa e, em uma partida marcada pelos erros da Fuego, conseguiram desempenhar melhor que seus adversários nas team fights.

MVP: ScarryJerry (Ziggs) 7/0/10

 

WAP Esports x Vivo Keyd Stars

Previsto para ser o terceiro jogo do dia, o confronto entre VKS e WAP precisou ser adiado. Momentos antes do início esperado, o midlaner da WAP, DiDi, passou mal e teve que ser substituído pelo coach Raiden e, assim, a partida veio a ser a penúltima da noite.

 

O resultado da disputa valia para que a Vivo Keyd garantisse um melhor seed, uma vez já confirmada nos playoffs, enquanto a WAP fazia um jogo de honra, não tendo mais chances de classificação. Os Guerreiros tiveram algumas dificuldades em fechar o jogo mais cedo, à espera de um pick off ou uma boa fight para conseguirem avançar até a base inimiga, a partida foi até o Dragão Ancião e terminou aos 33 minutos. 

MVP: Kisee (Ezreal) 4/1/14

 

Fear X Starforge x paiN Gaming

Em uma partida muito disputada, a paiN virou para cima da FXS e garantiu a liderança do grupo. As duas equipes foram muito ativas desde o early game, com várias lutas em objetivos e abates isolados. Após alguns pick offs a Fear X conseguiu uma boa vantagem e o barão. No entanto, os Tradicionais se recuperaram com boas lutas e ótimos flancos do Hidan (Jax). Apesar de algumas jogadas precipitadas, os brasileiros venceram a última team fight e finalizaram a partida depois de 46 minutos.

MVP: Marvin (Kai’sa) 7/2/10

 

 


 

Glossário

 

Ace: Quando uma equipe abate todos os jogadores do time adversário

Barão: um dos principais objetivos do jogo, após sua execução, cada jogador aliado recebe mais dano de ataque, e retorno acelerado à base.

Bot: posição no mapa.

Buff: mais forte

Dive: Tentativa de matar o adversário na torre dele

Engage: Iniciação

Even: igual

Farm: quantidade de tropas e monstros da selva abatido pelo jogador

Fight: luta

Gold: ouro

Jungler: caçador

Lane: Rota na qual os jogadores se deslocam

Late game: terceira fase do jogo, quando passa dos 30 minutos, campeões que precisam de mais itens para ficar forte, ou personagens como Smolder, Veigar e Nasus, são mais fortes nessa etapa da partida

Match up: Confronto direto entre os campeões de cada rota, por exemplo, Garen x Darius (Top), Orianna x Syndra (Mid)…

MVP: Sigla de Most Valuable Player, que indica o melhor jogador da partida

Nexus: Estrutura na qual a equipe precisa destruir para ganhar a partida

Over: Quando uma das equipes estende demais uma jogada que já era para ter acabado.

Patch: Atualizações que ocorrem a cada duas semanas para balancear o jogo e adicionar conteúdo

Pick off: emboscar e matar um jogador isolado da equipe adversária

Play: Jogada

Seed: classificação inicial de uma equipe em um torneio, com com base no desempenho regional e ou internacional anterior

Snowball: Efeito bola de neve

Summoner's Rift: é um dos mapas mais importantes em que acontece o jogo,  utilizado nos campeonatos profissionais

Winners bracket: Chave dos vencedores