All Or Nothing demonstra o impacto de um técnico vencedor

Documentário retrata a vida e percurso profissional do técnico português
por
Davi Garcia
Laura Paro
Pedro Lima
|
12/11/2023 - 12h

All Or Nothing: Tottenham Hotspur estreou no Brasil em outubro de 2020 se aprofundando e mostrando um pouco mais dos bastidores da conturbada temporada de 2019/2020 do clube londrino, que passou por muitas transformações nesse período.

O documentário começa apresentando o retrospecto positivo da temporada passada, onde o Tottenham foi finalista da UEFA Champions League, competição de clubes mais importante do mundo pela primeira vez em toda a sua história. Agora, o clube teria pela frente uma temporada agitada em meio a pandemia da COVID 19, goleadas, demissão do atual técnico e o fantasma do vice campeonato para o Liverpool, que pareceu atormentar o time durante o restante do campeonato inglês e o período em que esteve na Champions League daquele ano.

Resultados negativos na Premier League e a goleada sofrida por 7x2 contra o Bayern de Munique influenciaram na demissão de Mauricio Pochettino, atual técnico dos Spurs naquele momento, que tinha o carinho dos jogadores e uma longa caminhada pelo clube. Daniel Levy, presidente do Tottenham, demonstra no documentário que apreciou os 5 anos de Pochettino como técnico, mas que a sua decisão foi conforme a sua quebra de expectativa quanto aos resultados que não só ele esperava, mas todos esperavam, e isso não correspondia também à ambição de seu plano de negócios.

O novo técnico era José Mourinho, um dos mais vitoriosos do mundo com 26 títulos no total, conhecido por sua rispidez e sem papas na língua. Com a sua chegada ao clube inglês, Mourinho relatou que seu maior desafio seria implantar uma mentalidade vencedora na equipe, algo que para ele faltava ao clube. O seriado mostra que o novo técnico não enxergava o Tottenham como uma equipe vencedora, e sim como uma equipe de “nice guys”: para ele era preciso ter mais vontade e até mesmo mais raiva para vencer, incentivando um futebol mais agressivo e uma postura mais ríspida de seus jogadores.

1
Imagem: The Guardian

Durante este processo de mudança de mentalidade por parte de Mourinho e sua equipe, o seriado nos apresenta como isso afetou as relações e a convivência dentro do próprio time, resultando em alguns desentendimentos não apenas dentro do vestiário mas até mesmo dentro do campo. Como a série nos mostra em um dos vídeos que mais repercutiram sobre o assunto, Son e Lloris, dois jogadores importantíssimos do Tottenham naquela altura, se desentenderam causando uma confusão generalizada que por pouco não resultou em algo pior.

O próprio técnico José Mourinho via esse tipo de atitude com bons olhos visando acima de tudo a mudança de mentalidade da equipe que não vence nenhum título desde 2008. Mourinho não conquistou nada pelo Tottenham, deixando a equipe em sexto colocado no campeonato de pontos corridas e amargurando uma eliminação precoce na Champions League. Porém, para os torcedores do Tottenham, a série deixou uma esperança a mais para um clube que vem sofrendo, objetivando mudar sua mentalidade e sua maneira de jogar em busca de novos tempos.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by @pucfotos