Alemanha tropeça mas garante liderança

Suíça saiu na frente mas levou empate dos anfitriões nos acréscimos
por
Thomaz Cintra
Felipe Bragagnolo
|
03/07/2024 - 12h

Na disputa pelo primeiro lugar do grupo, Alemanha e Suíça se enfrentaram na Frankfurt Arena no último domingo (23), em um jogo muito movimentado e que acabou em empate, com um gol para cada lado, o atacante Dan Ndoye abriu o placar para os suíços, e já nos acréscimos da etapa final, o centroavante alemão Niclas Füllkrug empatou. Apesar de ter criado mais oportunidades de gol, os donos da casa não souberam aproveitar bem as chances, enquanto a Suíça levava perigo à Neuer sempre que achava espaço no campo de defesa adversário.

No primeiro tempo, a partida foi equilibrada, com as duas equipes tentando construir muitas jogadas, mesmo que com esquemas diferentes, por um lado, os alemães usavam sua vantagem na qualidade técnica para manter a posse de bola e afundar a defesa suíça cada vez mais para seu próprio campo. Até que aos 18 minutos de jogo, Andrich balançou as redes, porém o VAR checou uma falta de Musiala na origem da jogada e anulou o gol.

Pouco mais de 5 minutos depois do lance anulado, a Suíça conseguiu crescer no jogo e abrir o marcador com Ndoye depois de um cruzamento do meio-campista Remo Freuler. E o jogo foi para o intervalo com o placar de 1 a 0 para os suíços, o que forçava a Alemanha a atacar mais na etapa final, já que com os 3 pontos, os alemães iriam se classificar na segunda colocação.

Dan Ndoye e Jamal Musiala em disputa de bola (Foto: Reprodução Eurocopa)
Dan Ndoye e Jamal Musiala em disputa de bola (Foto: Reprodução Eurocopa)

Ao voltar do intervalo, os anfitriões estavam com uma mentalidade mais ofensiva comparada ao primeiro tempo, finalizando ainda mais vezes e sufocando cada vez mais os suíços. Apesar de melhorar sua dominância e controle de jogo no campo de ataque, a Alemanha não conseguia converter as chances criadas em gols, até que, em outra jogada bem construída da Suíça, o reserva Ruben Vargas recebeu a bola sozinho dentro da área e finalizou no canto para aumentar o placar e sacramentar a derrota alemã faltando menos de 10 minutos para o apito final, porém, o gol foi anulado por impedimento.

Depois desse lance, a esperança dos donos da casa seguia viva, e a virada foi confirmada somente nos acréscimos da partida, quando David Raum, lateral que entrou no lugar do titular Mittelstädt, cruzou para o meio da área onde Füllkrug subiu e cabeceou para o fundo do gol. E aos 47 minutos do segundo tempo, no sufoco, a Alemanha conseguiu garantir a liderança de seu grupo.

Momento do cabeceio de Füllkrug para empatar a partida (Foto: Reuters / Bernadett Szabo)
Momento do cabeceio de Füllkrug para empatar a partida (Foto: Reuters / Bernadett Szabo)

Com esse empate em 1 a 1, a Alemanha se garantiu como primeira colocada do grupo e a própria Suíça também avançou à fase de mata-mata, mas como vice. As equipes agora esperam os resultados finais dos outros grupos para saber quais serão os adversários enfrentados na próxima fase da competição.

Assim como na estreia de sua seleção, Granit Xhaka também foi eleito o melhor jogador da partida contra os alemães, e após o duelo se pronunciou sobre a classificação suíça: “O primeiro passo foi dado. Nós estamos ansiosos para a próxima rodada e para o nosso próximo adversário. Depois desse jogo, eu espero que todo mundo tenha um pouco mais de respeito por nós, pela Suíça”.