Além da Arena: entenda Jogos Vorazes

Suzanne Collins, autora da saga, diz só publicar livros quando tem algo a dizer
por
Manuela Schenk Scussiato
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20/06/2024 - 12h

O livro “A cantiga dos pássaros e das serpentes”, publicado em 19 de junho de 2020, ganhou sua adaptação para o cinema no dia 15 de novembro do ano passado. A história se passa 64 anos antes dos primeiros jogos de Katniss e 10 anos após o fim da rebelião dos distritos contra a capital de Panem, quando os jogos foram criados. Desta vez, ela segue o jovem Coriolanus Snow - presidente do país durante a trilogia original - e sua experiência como mentor da tributo feminina do distrito 12, Lucy Gray Baird. 

Poster do Filme Reprodução: Adoro Cinema
Poster do filme/Divulgação

A história

O longa se passa em um cenário pós guerra. O país fictício Panem ainda sofre com as consequências da destruição causada pela rebelião dos distritos, o luto, além de traumas acumulados e o lastro de destruição econômica, política e social. 

Nesse cenário, são criados os Jogos Vorazes. Idealizados por Dean Casca Highbottom e coordenados pela Doutora Gaul, são uma punição para os cidadãos dos distritos pela rebelião, e consistem em sortear um menino e uma menina entre 12 e 18 anos de cada distrito, para lutarem entre si em uma arena televisionada. O intuito é lembrar às gerações futuras dos erros cometidos por seus antepassados, e relembrá-los dos perigos de ir contra as regras impostas pelo capital, que rege o país.

Snow vive na Capital com sua prima Tigris e sua avó. A família enfrenta problemas financeiros, apesar de fazer parte da alta classe da capital, os Snow foram muito afetados pela guerra após a morte do pai em batalha. Durante o filme, a família tenta esconder sua situação atual para a sociedade.

Outro personagem incorporado na narrativa é Sejanus Plinth. Nascido no distrito 2, ele e sua família são presenteados com a vida na alta sociedade pelo trabalho de seu pai contra as forças rebeldes durante os tempos de guerra. Porém, desde sua primeira aparição, Sejanus discorda das ideias da Capital, desprezando também o preconceito contra os distritos. 

Na trama, o número dos distritos também importa: divididos em 12, cada um produz artigos e possui uma qualidade de vida maior se comparados ao número seguinte.  Por exemplo, enquanto o distrito 1 é produtor de artigos de luxo, o distrito 2 lida com os processos militares, distritos como o 9, o 11 e o 12, realizam um trabalho mais pesado - plantação de grãos, indústria têxtil e mineração - e também são locais racializados, onde se encontram famílias de origem indígena e afro americana.

A jovem Lucy Gray, moradora do distrito 12 é descrita como estranha e pequena, mas devido ao seu carisma e talento musical, Snow, seu mentor, a transforma na favorita para os jogos da 10ª edição, garantindo sua vitória.

Entretanto, essa vitória também é atrelada a sua trapaça: a menina leva veneno de rato para a arena com a ajuda de Snow, que é punido, passando a trabalhar como militar, também chamado de pacificador, no distrito 12, junto de Sejanus. O mentor e a vitoriosa embarcam em um romance após o fim da edição.

Sejanus Plinth se junta a um grupo rebelde durante seu período de trabalho, gerando problemas maiores: em um embate, Snow mata dois rebeldes, entre eles a filha do prefeito do distrito. Snow e Lucy acabam escapando, mas Plinth é sentenciado à morte. Após o falecimento do amigo, o casal foge para o norte.

Durante o caminho, os dois se desentendem, fazendo com que Lucy fuja após uma briga, enquanto seu mentor a ameaça e atira projéteis em sua direção. Coriolanus volta para a Capital, é perdoado e convidado para trabalhar na direção do evento. Ao retornar, Snow apaga todos os registros de Lucy Gray, incluindo a gravação de sua edição dos jogos. Anos depois, Snow se torna presidente do país. 

O enredo de Lucy Gray ainda é um mistério, sendo incerto se ela realmente teria sido atingida ou não. A única menção à Lucy na trilogia principal acontece no segundo livro, quando há uma vitoriosa feminina no 12 além de Katniss, porém não se sabe seu nome e se ela já teria falecido. A verdade é que cabe ao leitor realizar sua própria interpretação da história e tomar suas conclusões sobre o paradeiro de Lucy.

 

O pobre garoto Plinth

Sobre o personagem Sejanus, é interessante explicar que nunca foi pobre - já que até nos distritos existia uma divisão de classes evidente - mas conhecia as dificuldades, vivia perto delas e, ao se mudar para um ambiente onde elas deixam de existir, percebe a bolha em que estará inserido para o resto de sua vida. Essa mudança repentina o faz perceber seu novo ambiente de privilégio.

Ao escolher lutar pelo que acredita, o jovem encontra dificuldades de lidar com o conservadorismo de seu novo lar. Um lugar onde pensar que jovens não deveriam pagar com suas vidas pelas ações de seus antepassados é considerado uma opinião absurda. Um paralelo ao mundo real pode ser criado com a situação do Brasil durante o governo Bolsonaro. Os grupos de extrema direita tiveram uma taxa de adesão exponencial durante os 4 anos de mandato do ex-presidente, fazendo com que a população tivesse que enfrentar com um retrocesso evidente, crescimento de preconceitos contra vários grupos, invisibilização de uma grande parcela dos brasileiros, e o pior de tudo, uma população censurada em suas lutas.

 

Rebeldes forçados a performar

É fácil associar Lucy Gray como um espelho de Katniss, protagonista da saga principal. Porém, quando se atenta aos detalhes, pode-se perceber que seu paralelo no prequel é com o personagem Sejanus. Os dois  personagens são guiados pelas emoções, muitas vezes agindo de forma precipitada, causando problemas para si próprios e para as pessoas em sua volta.

Durante a 10ª edição, Sejanus é colocado para mentorear o tributo do distrito 2, sua terra natal.  Quando Marcus, a quem mentoria, morre, ele invade a arena para realizar um ritual de passagem do corpo. Esse ato,  sem más intenções de sua parte, se torna um símbolo da rebelião, o que leva Sejanus a ser punido, culminando em sua ida ao distrito 12 como pacificador. 

Na edição de Katniss, ela adota um ritual semelhante após a morte de Rue, outra participante dos jogos, que ficou conhecido como o início da segunda rebelião, pois desencadeia uma onda de protestos violentos por parte dos distritos.

Pode-se ver que ambos os atos foram despretensiosos e geraram cenários muito piores do que os personagens presumiam. Apesar deles possuírem ideais fortes mostrados constantemente durante suas respectivas histórias, os dois não estão preparados para encarar as consequências de seus atos. São rebeldes, não realizam uma performance.

 

Performáticos forçados a serem rebeldes

Se Lucy Gray não é conectada a Katniss, então é Peeta Mellark, vitorioso do 74º Jogos Vorazes junto à protagonista. Os dois são personagens desligados de toda a questão social no início de suas jornadas e mais racionais do que a dupla oposta. 

Lucy Gray, interpretada por Rachel Zegler, performando durante a colheita Reprodução: The Cosmic Circus
Lucy Gray, interpretada por Rachel Zegler, performando durante a colheita / Divulgação 

Quando Peeta volta para a 75ª edição dos jogos, durante as entrevistas com os tributos, ele mente que teria se casado com Katniss e que ela estaria carregando seu filho. A história foi criada na tentativa de parar o evento, pois Peeta sabia que a população estaria mais preocupada com um possível filho, por terem sido personagens queridos nos jogos anteriores, do que com os outros tributos. 

Já no prequel, durante a colheita (cerimônia de sorteio dos participantes dos jogos), Lucy Gray também atrai os olhares dos telespectadores. A protagonista já estava preparada para ver seu nome sendo sorteado, por ter tido desentendimentos com a família do prefeito – que burlava as regras da colheita com frequência. Ela leva uma cobra escondida e a coloca dentro das roupas de uma das integrantes da família, performando a música  “Nothing you can take from me”, que aborda sobre as pessoas só poderem tirar dela aquilo que não tem real significado.

Logo, fica claro que ambos personagens usam de suas habilidades com o público a seu favor, se transformando em pessoas amadas pela Capital. Os dois estão realizando uma performance em meio a uma rebelião.

 

Natureza humana

O livro “A cantiga dos pássaros e das serpentes” utiliza das teorias contratualistas de Hobbes, Locke e Rousseau para mostrar pontos de vista diferentes da história. O longa anteceder os acontecimentos da trilogia principal é crucial para entender o ponto de vista da autora sobre a situação. 

Na 10ª edição dos jogos, a Capital tinha dificuldades de manter a tradição viva pois os jogos eram muito brutais e pouco atrativos para a população. Isso mostra a ideia de Jean-Jacques Rousseau de que não é oriundo da natureza humana se sentir atraído por tamanho sofrimento, ou seja, o ser humano não é ruim por natureza, o sistema o corrompe.

Após algumas mudanças como assinar mentores para os tributos, fazer entrevistas com os sorteados, torná-los produtos a serem vendidos, a sociedade passa a acolher o evento, mostrando mais uma vez que a bondade da sociedade pode sim ser corrompida pelo sistema.

Porém, a teoria de Rousseau não é a única vista ao decorrer da história. Em conversa entre Snow e Dra Gaul, eles compartilham da visão de que a massa necessita de uma figura de autoridade regendo-a, assim, impondo a imagem de que a natureza humana é ruim e é preciso que exista um líder para apaziguar os conflitos, se assemelhando as ideias expostas por John Locke, em que  a maldade natural do ser humano só pode ser controlada por uma figura autoritária.

 

“Vou buscar um pouco de Katniss”

O nome da protagonista da trilogia principal também tem um grande significado ao decorrer do filme. Na cena final de Lucy Gray, antes de desaparecer, ela deixa a cabana dizendo sua última frase no filme “Vou buscar um pouco de Katniss”. No universo, o nome Katniss é proveniente de uma espécie de raiz comestível, como uma batata.

A frase é simbólica pois a personagem foi a última fonte de rebeldia antes de sumir. Por 64 anos, até a edição de Katniss, os distritos vivem submissos à Capital, sem nenhuma esperança de pôr fim ao regime. O movimento só ganha força quando Katniss decide tomar a frente dos rebeldes e se tornar o rosto da revolução. Então, quando Lucy Gray desaparece, ela apenas foi buscar a pessoa que daria fim à ditadura de Snow.

 

O tordo

As simbologias não param por aí. Além do nome da protagonista, o pássaro tordo, grande imagem da revolução de Katniss, também faz aparições no prequel. O pássaro fictício é um híbrido entre o Jabberjay, espécie oriunda do distrito 12, e o mockingbird, uma besta criada pela Capital capaz de repetir a voz humana para espionar grupos rebeldes. O acasalamento das duas espécies resultou no tordo, um pássaro capaz de reproduzir apenas melodias. Em conversa entre o casal do novo longa, Lucy Gray comenta que “nada está acabado até o tordo cantar”. A frase da personagem é um paralelo não só com o seu fim mas com o de Snow e o de Plinth.

Vestido de tordo usado por Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) no filme “Em Chamas” Reprodução: Loja mundo Geek
Vestido de tordo usado por Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) no filme “Em Chamas”/ Divulgação 

Quando Sejanus é levado para cumprir sua sentença, em um ato desesperado por estar frente a frente com a morte, o garoto grita por sua mãe. Ao ouvir seus berros, os pássaros repetem a melodia. Quando Plinth é calado pela corda em seu pescoço, apenas pode-se ouvir dos tordos cantando suas últimas palavras em meio ao silêncio da plateia que se juntou embaixo da árvore forca.

Na cena em que a garota desaparece, Coriolanus está sozinho na floresta e escuta apenas os tordos ecoando a melodia cantada por ela, dando a entender que a história de Lucy Gray foi completa, pois o tordo cantou.

Já em “A Esperança”, Katniss, que por ser o rosto da revolução recebeu o apelido de tordo, é a pessoa escolhida para executar o então presidente Snow por seus crimes contra a população de Panem. Sua vida termina com o cantar do tordo, a flecha de Katniss no coração de Snow, que finaliza a trama.

 

O espírito de Lucy Gray

A personagem se mantém presente mesmo após seu fim trágico. Durante sua cena final é possível perceber um arco-íris passando pela tela. Lucy Gray ficou conhecida como “a menina do vestido arco-íris”, pela saia colorida que utilizou na arena, um sinal de que o espírito da garota continuaria a assombrar Snow enquanto vivesse.

As músicas compostas por ela também se mantêm vivas. A trilha sonora mais famosa da trilogia original, “Hanging tree”, é apresentada para os telespectadores como de autoria de Lucy Gray, escrita como uma mensagem para Snow, para que os dois se encontrassem embaixo da árvore forca ao amanhecer. Em "A Esperança”, a música vira símbolo de resistência da rebelião, sendo usada em propagandas rebeldes e cantada por Katniss como sinal de alerta durante ataques. Essa é mais uma maneira de Suzanne Collins mostrar a seu público que o ódio que o presidente Snow nutria por Katniss não era apenas pela ameaça que ela causava a sua autoridade, mas sim pela figura que ela indiretamente representava.