Agronegócio é o setor menos afetado pela pandemia

Segmento prevê alta na safra e já observa aumento no volume de exportações, impulsionado por recuperação da China
Giovana Macedo
22/06/2020 - 12h

Diferente de outros segmentos, como comércio, indústria e serviços, que sofreram um forte recuo, o agronegócio é o setor menos impactado pela crise econômica provocada pela pandemia.

Apesar de o PIB (Produto Interno Bruto) ter apresentado retração de 1,5% no primeiro trimestre em relação  ao quarto trimestre de 2019, o PIB do setor agropecuário deve ter alta de 2,4% em 2020, segundo previsão do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Esta projeção se refere apenas ao setor primário, que representa em torno de 5,2% do PIB brasileiro. Se considerado, no entanto, o agronegócio como um todo – ou seja, englobando também os segmentos da indústria e serviços ligados à atividade –, a participação no PIB sobe para 21%.

O consultor e professor de economia da FMU Marcos Henrique do Espírito Santo diz que, diferentemente de outros setores, o agronegócio não costuma ser tão afetado pela queda da demanda em momentos de recessão. “O agronegócio produz basicamente commodities, bens de menor valor agregado, e boa parte desses bens é alimento, portanto, é algo que o mundo não deixa de comprar”, diz Espírito Santo.

O IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística) e a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) projetam um novo recorde para a safra 2019/20: a estimativa para a produção de grãos é de 250,9 milhões de toneladas, volume 3,6% maior do que o colhido em 2018/2019.

Outro fator que, segundo Espírito Santo, deixa o agronegócio numa situação mais favorável é a alta demanda de soja por parte da China, após a estagnação ocorrida no primeiro trimestre em função da Covid-19. “Hoje, o Brasil é o maior produtor de soja no mundo. Ano passado, a China comprou quase 80% da nossa soja e isso vem subindo em uma constante. Após essa estagnação, ela voltou com muita ‘sede’ de consumo e está demandando mais”, diz ele.

As exportações do setor somaram US$ 96,8 bilhões em 2019, o equivalente a 43,2% do total exportado pelo Brasil, segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Em maio deste ano, esta participação atingiu 60,9%, graças ao aumento de 36,1% no volume de exportações da agropecuária. Esta alta foi fundamental para que as exportações brasileiras como um todo crescessem 5,6% no mês, também em termos de volume.

“O bom desempenho exportador do agronegócio tem compensado o recuo observado para as exportações de produtos industrializados, conferindo resiliência ao setor exportador nacional e contribuindo para uma queda menos acentuada da atividade doméstica, em um contexto de queda progressiva do PIB global”, afirmou o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, em nota divulgada com os resultados.

O diretor industrial da JBS Renato Prates conta que os frigoríficos estão acompanhando uma tendência crescente do agronegócio a nível internacional, principalmente em relação à China, que é uma grande cliente do Brasil por importar diversas commodities. Ele explica que, no começo da pandemia, alguns dos contratos com o país asiático ficaram prejudicados, mas que os frigoríficos agora estão vendo um fluxo positivo de demanda.

“Segundo alguns contatos no país, se ouve falar que o próprio governo está incentivando a compra de produtos de primeira necessidade [alimento], porque eles temem que possa ocorrer uma segunda onda do surto do coronavírus”, relata o diretor.

Com o aumento da tensão entre Estados Unidos e China pela pandemia e demais fatores, Prates comenta como o setor agropecuário pode se beneficiar. “Com a retaliação de Donald Trump sobre a China, é provável que a demanda pela carne brasileira seja ainda mais potencializada em comparação à carne americana, dado que os chineses vão preferir comprar do Mercosul.”