AGEMT NA PISTA: Williams demite Logan Sargeant no meio da temporada

Pré-GP de Monza também foi marcado por greve na Alpine e nova contratação na Mercedes
por
Gabriela Blanco
|
03/09/2024 - 12h

A semana que antecede o Grande Prêmio de Monza na Fórmula 1 foi movimentada. Após batida no Grande Prêmio da Holanda, Williams anunciou afastamento de Logan Sargeant, optando pelo piloto argentino Franco Colapinto para continuar a temporada. Enquanto isso, funcionários da Alpine entraram em greve, contra o encerramento do programa de motores e a Mercedes aproveitou para anunciar a contratação de Kimi Antonelli como piloto titular em 2025.

 

E a história se repete

Desde a sua entrada na F1, a carreira de Logan Sargeant foi moldada por polêmicas. Diferente de seus companheiros da categoria, ele nunca foi considerado uma grande promessa, apesar de apresentar resultados satisfatórios na Fórmula 2. Na época, a Williams passava por mudanças estruturais e lidava com a saída de Nicholas Latifi. Com o objetivo de buscar fundos monetários e de publicidade, além de mais interesse do público estadunidense, Sargeant se tornou piloto oficial da equipe em 2023.

Até alguns meses antes de sua entrada definitiva para a equipe, Logan não possuía pontos suficientes para garantir sua superlicença, além de ter participado de poucas temporadas na categoria intermediária (F2). Isso fez com que os internautas questionassem a maturidade do piloto, de 23 anos, para assumir uma posição importante como titular na principal categoria do automobilismo mundial. 

A temporada de 2023, e o início da temporada de 2024, foi frustrante para Sargeant, que apresentou um baixo rendimento nas corridas, que em grande parte das vezes, chegou na última posição, além de causar diversas batidas. Vendo os prejuízos que o desempenho do piloto gerava, durante o Summer Break, a equipe anunciou a admissão de Carlos Sainz para a temporada de 2025 e a transferência de Logan da Fórmula 1, para a Fórmula Indy.

Entretanto, a saída do piloto estadunidense foi adiantada após a primeira corrida, após a volta das férias de verão. Durante a qualificação, Logan acabou sofrendo uma pancada forte que o impossibilitou de participar da corrida principal. Na terça-feira (27), por meio das redes sociais, a Williams anunciou a saída de Sargeant para o restante da temporada.

Anúncio de Logan fora do restante da temporada 2024 pela Williams – Foto: Reprodução/Instagram/@f1
Anúncio de Logan fora do restante da temporada 2024 pela Williams – Foto: Reprodução/Instagram/@f1

James Vowles, chefe da equipe britânica, afirmou em entrevista a jornalistas em Monza: "Temos experiência suficiente para saber que ele atingiu o limite do que é capaz de alcançar. Na verdade, é quase injusto com ele continuar desse jeito".

Porém, a escolha do piloto Franco Colapinto como companheiro de Alex Albon não agradou os torcedores. O argentino, tal como Sargeant em sua estreia, não possui resultados extraordinários e nem completou uma temporada na F2. A frustração se dá na possibilidade dele não se adaptar a tempo para melhorar a classificação da equipe no Campeonato de Construtores. Também acreditam que, por causa da contratação de Sainz, Colapinto pode estar desperdiçando alguns meses na Fórmula, o 2 que melhoria seu desempenho para exercer um papel que ainda não possui maturidade suficiente, repetindo o mesmo desastre que ocorreu com Sargeant

 

Greve na Alpine

Na sexta-feira (29), durante o início dos preparativos do GP de Monza, os funcionários da Alpine anunciaram um protesto contra o plano da Renault – empresa responsável pela equipe – de encerrar o programa de motores na sede de Viry-Châtillon. Os manifestantes alegam que o projeto proporciona influência na indústria e gera empregos na comunidade.

Apesar da mobilização, as atividades no box e nas etapas deste final de semana não serão afetadas e os funcionários que adquirirem ao protesto, irão utilizar pulseiras pretas e camisas brancas com a hashtag: #ViryOnTrack.

Funcionários da Alpine manifestando contra a retirada do projeto
Funcionários da Alpine manifestando contra a retirada do projeto – Foto: Anaël Bernier/Horizons Multiples

Anúncio da promessa

Depois de meses da confirmação da transferência de Lewis Hamilton para a Ferrari, a Mercedes confirmou, no último sábado (31), a contratação de Andrea Kimi Antonelli para a temporada de 2025. O italiano se torna um dos pilotos mais jovens a ingressar na categoria.

Já era especulada a chegada de um novo piloto para a equipe, que passa por algumas mudanças e pretende se renovar nas próximas temporadas. O nome de Antonelli era um dos favoritos dos fãs que acompanham o desempenho do atleta nas competições pela F2 na Prema, onde conquistou pontos suficientes para poder entrar na categoria.

Devido a sua idade – 18 anos recém completados, no último dia 25 – a equipe foi muito questionada sobre a decisão. Porém, Toto Wolff, diretor da Mercedes, afirmou que suas expectativas estão altas e que a dupla formada para a próxima temporada (George Russell e Kimi Antonelli) são perfeitas para esse "novo capítulo"

"É um sentimento incrível ser anunciado como piloto da Mercedes ao lado do George para 2025. Chegar à Fórmula 1 é um sonho que tenho desde criança. Quero agradecer a toda a equipe pelo apoio que deu em minha carreira até aqui, pela fé que mostraram em mim. Ainda estou aprendendo muito, mas me sinto pronto para a oportunidade. Estarei focado em melhorar e entregar os melhores resultados possíveis para o time”, pronunciou Antonelli para os repórteres em Monza

Anúncio da contratação de Kimi Antonelli
Anúncio da contratação de Kimi Antonelli – Foto: Reprodução/Instagram/@f1

Agora, restam apenas duas vagas para serem preenchidas para a próxima temporada, uma na Sauber e outra na Visa RB.