AGEMT na Pista: A volta do GP da China

Mudanças nas equipes e a novidade do circuito de Xangai
por
Eduarda Basso
|
18/04/2024 - 12h

 

Neste final de semana, a Fórmula 1 retorna ao Circuito Internacional de Xangai, na China, o mais caro já feito. A primeira prova na pista chinesa foi feita em 2004, na qual o brasileiro Rubens Barrichello venceu pela Ferrari, sendo o único brasileiro a ter ganhado no país. 

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Circuito do GP da China. Foto: Reprodução/Wikipedia

Desde 2019, o autódromo não aparecia no calendário de corridas, mas está de volta nessa temporada, e sediará a primeira etapa Sprint do ano, estreando a nova configuração do final de semana. Agora, com o classificatório para a corrida do domingo, acontecendo no sábado, depois da corrida mais curta, ao invés da sexta-feira – como aconteceu desde a criação do formato. 

Ao entrarem no circuito de Xangai, os pilotos se depararam com um asfalto diferente. “Parece que pintaram a pista ou algo assim, fizeram algo com a superfície”, comentou Daniel Ricciardo, da Racing Bulls. Max Verstappen (Red Bull) e Carlos Sainz (Ferrari), também fizeram reclamações. 

Nesse caso, o asfalto possui uma cor mais escura do que o normal, pois foi passado uma camada de betume. A substância nele não só escurece o piso, mas tem como objetivo principal preservar o asfalto e segurar as pequenas pedras que se soltam conforme é usado. 

Charles Leclerc (Ferrari) se apresentou curioso com as possíveis consequências que esse asfalto pode causar na corrida e mencionou: “Faz muito tempo que não corremos aqui. Vi que a pista foi pintada ou tem algo estranho nela, então veremos como nosso carro se comporta e quais são as principais limitações.” Além disso, pareceu otimista com a corrida, dizendo acreditar se aproximar da Red Bull. 

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Asfalto escuro do Circuito de Xangai. Foto: Reprodução/XPBimages

 

Durante a semana

 

O incerto futuro de Carlos Sainz e Sérgio Perez para a temporada de 2025 na Fórmula 1 anda causando ansiedade aos fãs, que especulam os próximos passos dos pilotos.  

Nesta semana, o portal Racing News 365 anunciou que o piloto espanhol estaria em contato com a Mercedes para substituir Hamilton. De acordo com a fonte, nenhum contrato foi assinado ainda, mas a conversa envolve um acordo de uma temporada para Sainz. Em entrevista à Sky Sports nesta quinta-feira, comentou: “Minhas melhores opções ainda estão abertas, o que considero positivo”. Além disso, mencionou que nessas últimas semanas não teve muito progresso no assunto, mas sabe que essas coisas demandam tempo. 

 

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Carlos Sainz em entrevista à imprensa. Foto: F1/Grande Prêmio 

 

O jovem piloto da Fórmula 2, Andrea Kimi Antonelli, também está de olho na vaga de Hamilton. A Mercedes está investindo no piloto, e ele é considerado um dos principais candidatos para o assento, sendo uma das opções favoritas de Toto Wolff, chefe da equipe. 

Para Pérez, sua vaga na Red Bull ainda está em jogo. Entretanto, o mexicano comentou sobre a renovação de contrato e parece estar confiante com a renovação com a equipe. Em entrevista recente, o piloto disse: “Já estamos juntos há alguns anos, e creio que será uma conversa bem rápida para definirmos qual direção seguiremos. Acho que todos queremos continuar, então imagino que seja só uma questão de tempo.” 

O consultor da Red Bull, Helmut Marko, afirmou que se Perez continuar com bons resultados, ele será a melhor opção para a equipe. Ele também respondeu às especulações de Sainz na Red Bull, afirmando que existem conversas e relembrou a sua passagem pela segunda equipe da RBR: “Ele está fazendo sua melhor temporada na Fórmula 1, mas tem uma oferta muito lucrativa da Audi [atual Sauber] e não podemos cobrir esse valor. Lembramos dele em sua passagem pela Toro Rosso, quando pilotava ao lado de Max. Mas o machucou muito que na Red Bull, escolhemos Verstappen e não ele”

O contrato de Sergio Perez e Max Verstappen termina neste ano. Alguns problemas dentro da equipe ficaram mais aparente após Christian Horner, diretor da Red Bull, ser investigado por assédio sexual. O pai de Verstappen veio a público algumas vezes comentar sobre sua insatisfação com Horner, o que pareceu abalar o time. 

 

Horários

 

Confira o cronograma do final de semana, para o Grande Prêmio da China: 

Sexta-feira:

Treino Livre 1 às 00h30 (horário de Brasília)

Qualificação Sprint às 4h30 (horário de Brasília)

Sábado: 

Corrida Sprint à 00h00 (horário de Brasília)

Qualificação às 4h00 (horário de Brasília)

Domingo:

Corrida às 4h00 (horário de Brasília)