A corrida do último final de semana (9), foi marcada por diversas ultrapassagens, trocas de liderança e abandonos. O Grande Prêmio do Canadá foi o responsável pela volta da hegemonia de Max Verstappen e a superioridade do carro da Red Bull, o que acabou com a esperança dos ferraristas após vitória de Leclerc em Monte Carlo. Seguindo Verstappen, o pódio foi completado por George Russell (Mercedes) e Lando Norris (McLaren).
Durante a largada, a pista já se encontrava molhada e a previsão de chuva forte durante todo o percurso assombrava os pilotos. Russell, que cravou a pole position no sábado, conseguiu largar bem mantendo sua posição nas primeiras voltas. Contudo, a calma foi rapidamente substituída pela disputa entre a McLaren de Norris e a Red Bull de Verstappen. O cenário da liderança não se alterou muito durante as voltas, sendo continuamente disputado pelos três finalistas no pódio.
Os dois carros da Ferrari e as Williams não terminaram a etapa. O primeiro a abandonar, depois de uma batida, foi Logan Sargent, que rendeu um safety car e auxiliou a liderança de Verstappen. Charles Leclerc abandonou por problemas de potência no motor, assim como seu companheiro de equipe Carlos Sainz, o que trouxe decepção aos tifosi.
Sergio Pérez também esteve sob os holofotes nesta semana, após o anúncio de sua renovação com a Red Bull por mais dois anos. Porém, o péssimo desempenho no Canadá — o mexicano rodou sozinho na volta 56 e não conseguiu concluir a corrida — trouxe, novamente, os questionamentos sobre a capacidade e merecimento, em continuar com vaga garantida na equipe que possui um dos carros mais velozes do grid.
Mudanças no campeonato
Verstappen conquistou a sexta vitória da temporada e a sexagésima na carreira. O holandês é o terceiro piloto com mais conquistas em Grande Prêmios, somente atrás de Lewis Hamilton, com 103, e Michael Schumacher, que tem 91. Além disso, o tricampeão disparou no Campeonato de Pilotos, com 56 pontos à frente de Charles Leclerc, o segundo colocado.
A aproximação de Norris, com apenas sete pontos de diferença de Leclerc, anima os torcedores da McLaren. Assim como a presença das duas Alpines na zona de pontuação, com Gasly em nono e Ocon em décimo. Apesar de não terminar com pontos, Kevin Magnussen, da Haas, foi protagonista em várias ultrapassagens e chegou a atingir o sexto lugar durante a corrida, porém, após um pit stop muito demorado, terminou em décimo segundo.
A Fórmula 1 retorna para a décima etapa, no Grande Prêmio da Espanha, no Circuito de Barcelona-Catalunha, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de junho.