AGEMT NA PISTA: Verstappen vence na China

No circuito internacional de Xangai, pela primeira vez, Max Verstappen ganha na China. O safety car é um fator importante para definir o resto do pódio.
por
Isabela Fabiana
|
22/04/2024 - 12h

Com vitória inédita em Xangai, na madrugada do último domingo (21), Max Verstappen ganhou sua quarta corrida na temporada, e está se distanciando dos outros pilotos na disputa do campeonato. O pódio também contou com Lando Norris (McLaren) em segundo, e Sergio Pérez (Red Bull) em terceiro.

Após ficar quatro temporadas fora dos calendários da Fórmula 1, a China voltou a sediar uma corrida e junto dela veio a vitória de número 58 da carreira do piloto holandês, que agora chega aos 100 pontos no campeonato, 12 pontos à frente de seu companheiro de equipe, o vice-líder Pérez. Depois de um final de semana com Sprint e alguns pontos extras conquistados, no Campeonato de Construtores, a Red Bull tem 195 pontos e lidera, seguida da Ferrari, com 151 pontos. Em terceiro lugar vem a McLaren, com 96 pontos.

Reprodução:(Foto/tomadadetempo.com.br)
Reprodução:(Foto/tomadadetempo.com.br)

 

A CORRIDA

Max Verstappen largou da pole position e dominou praticamente a corrida inteira – só esteve fora da liderança depois da troca de pneus, entre as voltas 14 e 20. Atrás dele, aconteceram as disputas pelo pódio entre Pérez, Fernando Alonso (Aston Martin), Norris, Charles Leclerc e Carlos Sainz, os dois últimos da Ferrari.

A briga pelo segundo lugar, no início da corrida, ficou entre o mexicano da RBR e Alonso, em que o espanhol ficou com a vice-liderança por seis voltas, até ser superado por Pérez. Em quarto lugar, Lando Norris superou o piloto espanhol que caiu da terceira posição, e entrou no pódio.

 

Na volta 21, o carro da Sauber de Valtteri Bottas quebrou, sendo necessário a atuação do Safety Car virtual, que mandou todo o grid para os boxes. Norris, por sua vez, passou a entrada do pit lane e atrasou sua parada em uma volta. Na volta 23, quando as RBRs voltaram a pista, a direção de prova chama o Safety Car físico, com o carro puxando o pelotão, e Perez caiu da vice-liderança, que tinha recuperado, paraa ao quarto lugar.

Na relargada, que aconteceu em movimento, Kevin Magnussen (Haas) bateu na roda de Yuki Tsunoda (Racing Bulls) e Lance Stroll (Aston Martin) acertou Daniel Ricciardo (Racing Bulls), provocando novamente a entrada do Safety Car na pista. A corrida retornou na volta 32, com Norris, Leclerc, Pérez, Alonso e Sainz separados por menos de 1 segundo.

Reprodução:(Foto/F1mania)
Reprodução:(Foto/F1mania)

Na volta 39, Charles Leclerc foi ultrapassado por Pérez e perdeu o terceiro lugar. O mexicano tentou alcançar Norris pelo segundo lugar, mas acaba com a última vaga do pódio. O hepta campeão, Lewis Hamilton (Mercedes) largou da 18ª posição e fechou sua corrida na zona de pontuação, na nona colocação, após uma recuperação incrível.

Reprodução:(Foto/Instagram F1)
Reprodução:(Foto/Instagram F1)

EMOÇÃO NA PISTA

O piloto da casa, Guanyu Zhou, da Kick Sauber, é o primeiro chinês da história a disputar a categoria. No final da corrida mesmo terminando em 14°, foi ovacionado pelos fãs, e o jovem não conseguiu segurar as lágrimas.