Na tarde deste sábado (7), a Fórmula 1 viveu uma situação inédita. Max Verstappen conquistou seu tricampeonato na corrida sprint do GP do Qatar. Precisando de apenas 3 pontos para alcançar o marco, o piloto holandês não enfrentou dificuldades ao chegar em 2º lugar na etapa vencida pelo novato Oscar Piastri.
A batida do seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, com Esteban Ocon apenas serviu para antecipar o título inevitável.
Mclarens mantém a boa fase
A corrida Sprint em si, foi muito movimentada. Ultrapassagens, acidentes e safeties cars, movimentaram a prova de 1000 km.
Na largada, a McLaren de Piastri manteve a liderança, mas seu companheiro de equipe, Lando Norris, não largou bem e caiu para a sexta posição. George Russel, Carlos Sainz, Charles Leclerc e Max Verstappen formavam os primeiros cinco colocados.
Mas a corrida logo foi interrompida pelo safety Car, após a batida de Lawson da Alpha Tauri na primeira volta.
Com o reinício da corrida Russel assumiu a primeira colocação após uma ultrapassagem ousada para cima de Piastri. Mas pouco tempo depois, ocorreu a segunda paralisação com Logan Sargeant, da Williams, rodando na pista, resultando na presença do Safety Car por 6 voltas.
Com isso, na terceira largada Verstappen que nessa altura estava em quinto ultrapassou a duas Ferraris assumindo a terceira colocação. Enquanto Piastri foi para cima de Russel e tomou a liderança do piloto inglês.
Ainda deu tempo para mais um safety car, na volta 11, com um batida envolvendo Sergio Pérez , Estaban Ocon e Nico Hulkenberg. Com o abandono de Perez, Max Verstappen confirmou seu título independente do resultado da corrida.
Mesmo com o título confirmado, o Holandes não se contentou com o terceiro lugar, e no final da corrida ainda ultrapassou Russel e garantiu a segunda colocação na prova.
No final, Lando Norris, conseguiu 3 ultrapassagens numa recuperação incrível, aproveitando a queda de ritmo das Ferraris e conquistou o terceiro lugar. Vale ressaltar ainda as últimas voltas de Hamilton, que também com 3 ultrapassagens, saiu de oitava posição para terminar em quinta
Após as 19 voltas, a corrida terminou com Piastri vencendo a prova e somando 8 pontos , Verstappen tricampeão mundial ganhando 7, e Lando Norris com 6 seis, completando o pódio. Seguidos de George Russell (5), Hamilton (4), Sainz (3), Le Clerc (2) e Alonso (1), fechando a zona de pontuação da corrida Sprint.
Com o tricampeonato conquistado nessa prova, Verstappen se juntou a uma seleta lista de tricampeões da principal categoria do automobilismo. Entre os nomes estão os brasileiros Ayrton Senna e Nelson Piquet, além de Niki Lauda.