AGEMT na Pista: Verstappen supera recorde histórico

Mesmo largando da pole em Monza, Sainz terminou a corrida em terceiro
por
Matheus Monteiro da Luz
|
06/09/2023 - 12h

Neste domingo (02), aconteceu o Grande Prêmio da Itália, em Monza. Na casa da Ferrari, Max Verstappen (Red Bull) conquistou mais um vitória, – a décima seguida na temporada – quebrando o recorde que antes era de Sebastian Vettel, que venceu nove corridas consecutivas em 2013, também pela Red Bull.

Antes mesmo do início da prova, a AlphaTauri de Yuki Tsunoda sofreu um apagão e o piloto teve que abandonar a corrida ainda na volta de apresentação. A direção de prova optou por adiar a largada, já que o japonês parou o carro em um local sem área de escape. Com isso, duas voltas foram retiradas e a corrida que estava programada para acontecer em 53 voltas, foi realizada em 51.

Carlos Sainz, que largou da primeira colocação, lutou bravamente com ajuda do ótimo desempenho de sua Ferrari nas retas, e dificultou a ultrapassagem de do holandês, mesmo com o uso do DRS. Porém, na volta 14 os pneus do espanhol já apresentavam sinais de desgaste, por conta da intensa pressão de Verstappen.

Após mais uma passagem pela reta principal, Verstappen aproveitou que Sainz travou o pneus na entrada da primeira chicane, colocou de lado na saída dela para completar a manobra de ultrapassagem na Variante della Roggia. O líder do campeonato abriu certa vantagem para os carros da Ferrari, que estavam em segundo e terceiro.

 

Disputa entre Max Verstappen e Carlos Sainz, que largou da pole - Foto: XPB Images
Disputa entre Max Verstappen e Carlos Sainz, que largou da pole - Foto: XPB Images

O outro piloto da Red Bull, Sérgio Pérez, ganhou destaque naquele momento. Logo atrás, na quarta colocação, o mexicano tinha um melhor desempenho que a dupla da Ferrari.

Pérez superou Charles Leclerc com facilidade e apesar da resistência, conseguir ultrapassar Sainz e completar a dobradinha para a equipe austríaca.  Mesmo com a pressão de seu companheiro de equipe nas voltas finais, o espanhol se manteve em terceiro e fechou o pódio.


Apesar das ultrapassagens, a Ferrari fez o seu melhor final de semana da temporada e subiu para terceiro lugar no Campeonato de Construtores, superando a Aston Martin. Agora, a Scuderia de Maranello vai atrás da Mercedes, na segunda posição, que tem 45 pontos de vantagem para a equipe italiana.

No campeonato de pilotos, Verstappen lidera com 364 pontos; Pérez é segundo com 219; seguidos por Lewis Hamilton (Mercedes) e Fernando Alonso (Aston Martin), com 170 e 164 pontos, respectivamente.

Com o final da etapa europeia da temporada, no próximo final de semana, a Fórmula 1 volta ao Marina Bay Street Circuit, o circuito de rua de Singapura.