Na madrugada deste sábado (23), Max Verstappen e Red Bull provaram, novamente, que a Fórmula 1 tem dono em 2024. O tricampeão desbancou a concorrência pela terceira vez consecutiva na temporada e também largará na frente em Melbourne.
O início das atividades na Austrália deu mostras de que os fãs poderiam testemunhar um resultado diferente do usual. A Ferrari imprimiu um ritmo forte desde o primeiro treino livre no circuito de Albert Park, se consolidando como uma ameaça real ao domínio da equipe austríaca.
Carlos Sainz, recuperado da cirurgia que o tirou do último Grande Prêmio, colocou a escuderia italiana na liderança da tabela, tanto no Q1, quanto no Q2. Entretanto, toda a expectativa criada não se concretizou na parte final do treino classificatório. Isso porque Verstappen apresentou suas credenciais no Q3, registrando a marca de 1min15s915.
O espanhol da Ferrari completa a primeira fila. Lando Norris (McLaren), Charles Leclerc (Ferrari) e Oscar Piastri (McLaren) fecham o top-5, após Sérgio Perez (Red Bull) receber uma punição de 3 posições no grid - o mexicano havia marcado o terceiro melhor tempo.
TROCA DO MOTOR SURTIU EFEITO
Embora o consultor da RBR, Helmut Marko, tenha dito que a equipe austríaca não rodou com a configuração mais potente de seu motor durante os treinos livres, o tricampeão não estava satisfeito na sexta-feira. Por vezes, o holandês reclamou do balanço do RB20 e da instabilidade dos freios. A fim de reduzir a distância para Sainz e Leclerc, a Red Bull promoveu mudanças no acerto para o sábado.
Além disso, a equipe optou por trocar todos os componentes da unidade de potência do carro de número 1, após Verstappen atacar demais uma zebra no primeiro treino livre. Ao que tudo indica, as modificações surtiram o efeito desejado.
DECEPÇÃO LOCAL NO Q1
Quem ficou acordado para acompanhar a classificação, se surpreendeu logo de cara. Apenas 19 pilotos participaram da disputa pela pole position, uma vez que Alexander Albon cometeu um erro na saída da curva 6 ainda no TL1 e chocou-se violentamente contra o muro.
Devido a extensão dos danos no assoalho do carro do tailandês e a falta de peças de reposição, a Williams correu apenas com um representante. Para o jovem, Logan Sargeant, não restou alternativa senão ceder seu assento para o companheiro de equipe mais experiente.
No mais, o destaque negativo na primeira parte do treino classificatório foi Daniel Ricciardo (Racing Bulls). O piloto da casa não conseguiu fazer jus ao apoio local e teve um desempenho bem aquém do que era necessário para avançar para o Q2. Além do australiano, ficaram no Q1: Nico Hulkenberg (Haas); Pierre Gasly (Alpine) e Zhou Guanyu (Sauber).
MULTICAMPEÃO FORA DA DISPUTA PELA POLE
Maior detentor de poles em Albert Park, Lewis Hamilton segue vivendo uma das piores temporadas da sua carreira desde a estreia na categoria, em 2007. O heptacampeão – que já anunciou sua transferência para a Ferrari para o próximo ano – não conseguiu avançar para o Q3.
Seu ex-companheiro de Mercedes, Valtteri Bottas (Sauber), foi mais um que ficou de fora da disputa pela pole, assim como Kevin Magnussen (Haas), Esteban Ocon (Alpine) e Albon (Williams).
MAX, O 'SUPER MAX'
Enfim, na hora que mais importava, o leão saiu da jaula. Logo em sua primeira tentativa rápida, Verstappen anotou o melhor tempo do fim de semana, com 1min16s048, abrindo pouco mais de dois décimos de vantagem para a Ferrari de Sainz.
Todavia, na última saída, quase com o cronômetro zerado o holandês baixou ainda mais o tempo da pole: 1min15s915, sendo o único a adentrar a casa de 1min15s. O espanhol nada pode fazer, se contentando com o 2º lugar. Seu companheiro de Ferrari, Charles Leclerc vinha em volta promissora, porém, cometeu um erro no último setor da pista e recolheu o carro nº16 para os boxes.
QUALIFYING CLASSIFICATION
— Formula 1 (@F1) March 23, 2024
A superb effort from Carlos Sainz in his comeback weekend following surgery#F1 #AusGP pic.twitter.com/w0h0rfpjxR
Algumas horas após a bandeirada final, a FIA aplicou uma punição de 3 posições no grid de largada para Sérgio Perez. O mexicano foi penalizado por bloqueio ilegal, no Q1 – partindo da 6ª colocação amanhã.
As luzes vermelhas se apagam para a largada do Grande Prêmio da Austrália à 01h da manhã deste domingo (24).