AGEMT na Pista: Verstappen pode levar o campeonato no Qatar

A três pontos de distância do tricampeonato, o holandês pode garantir seu o título na Sprint, com cinco corridas de antecedência
por
Giulia Fontes Dadamo
|
05/10/2023 - 12h
Max Verstappen no GP do Japão.
Max Verstappen no GP do Japão. Imagem: Planet F1. 

Após um ano de ausência, o circuito de Lusail está de volta à Fórmula 1 para sediar a 17ª etapa da temporada. Com diversas mudanças que  incluem o aumento de arquibancadas, novas cercas de detritos e boxes no pit lane, o Qatar está pronto para receber um final de semana marcante para o campeonato. Tudo começa na sexta-feira, com o treino livre às 10h20, seguido da classificação para domingo às 13h50. No sábado, teremos a classificação para a Sprint às 9h50 e a corrida Sprint às 14h00. Já no domingo, teremos a corrida padrão prevista para início às 13h30. 

Apesar de a vitória de Carlos Sainz em Singapura ter mudado o spotlight para a Ferrari e dado esperança aos fãs, ela apenas adiou o quase inevitável tricampeonato mundial de Max Verstappen. Com apenas três pontos o separando do esperado título, o holandês pode conquistá-lo já na corrida Sprint, que acontece no sábado (07),  desde que termine em até sexto lugar – uma classificação bem abaixo da sua média do campeonato, já que venceu duas das três Sprints deste ano.

A Corrida Sprint, introduzida em 2021, veio para trazer competitividade para os fins de semana. Apesar de antes servirem como classificação para o domingo, agora, os 100 km percorridos no circuito em até 1h de duração passaram a decidir os oito primeiros colocados que ganharão até oito pontos (de acordo com a colocação), sem a cerimônia de pódio convencional. 

E nesse dia 7, por causa dos  pontos adicionais, Max Verstappen pode igualar o recorde de Michael Schumacher e vencer o campeonato a seis provas do fim da temporada. A vitória no GP do Japão, há duas semanas, fez o holandes completar 400 pontos na liderança do campeonato. Com isso, bastam três pontos na corrida sprint (sexto lugar) para Verstappen conquistar seu tricampeonato, sendo que ainda existem mais 180 pontos em disputa até o final da temporada.

"Nenhuma emoção [sobre a conquista]. Se acontecer no sábado, no domingo, ou na semana seguinte... Eu sei que está chegando, mas não é algo que penso muito." disse Verstappen em coletiva de imprensa.

Apesar da inevitável vitória de Max, as duas corridas sprints restantes podem trazer novas disputas e emoção pro nosso final de temporada, sendo uma em Austin e a outra, Interlagos. Para esse final de semana, as movimentações maiores devem ocorrer pelas punições. O treino livre, a classificação de sexta ou a corrida sprint darão punições para cumprir na corrida principal, no domingo.