No último sábado (22), a classificação em Suzuka garantiu mais uma pole position para o bicampeão Max Verstappen (Red Bull), mesmo após a etapa de Singapura, que havia deixado dúvidas em relação a performance da equipe austríaca. No entanto, os treinos livres da sexta-feira apontavam um cenário positivo para a Red Bull.
No TL3, Verstappen foi o mais rápido, seguido por Lando Norris e Oscar Piastri, dupla da McLaren. Seu companheiro de equipe, Sérgio Pérez foi o quarto.
Q1: A batida de Liam Lawson
Durante a primeira etapa do classificatório, Verstappen estabeleceu o melhor tempo já na metade da sessão. Na mesma rodada de voltas rápidas, o piloto novato da AlphaTauri, Liam Lawson, bateu na entrada da reta principal, e provocou uma bandeira vermelha, que durou cerca de 10 minutos.
Com a pista liberada, os pilotos partiram para a pista para tentar melhor seus tempos de volta e tiveram muitos problemas de tráfego. Os cinco eliminados do Q1 foram Valtteri Bottas e Guanyu Zhou (Alfa Romeo), Lance Stroll (Aston Martin), Nico Hülkenberg (Haas) e Logan Sargeant (Williams).
Q2: Leclerc mais rápido
Na segunda parte da sessão, Charles Leclerc surpreendeu e foi o mais rápido, com Verstappen logo atrás, com uma diferença mínima. Pérez também teve um tempo parecido com os dois primeiros colocados.
Na zona de eliminação e durante a última chance de voltas rápidas da etapa, Fernando Alonso e Lando Norris levaram a melhor. Liam Lawson (AlphaTauri), os franceses Pierre Gasly e Esteban Ocon (Alpine), Alexander Albon (Williams) e Kevin Magnussen não avançaram para o Q3.
Q3: Verstappen e Piastri dividem a primeira fila
A última parte da sessão foi dominada pelo holandês. Logo de cara, Verstappen marcou o tempo a ser alcançado, que só foi superado pelo próprio, em sua segunda tentativa. Com a pole em Suzuka, Max Verstappen marcou a sua nona na temporada, e vigésima nona na carreira.
Para completar a primeira fila, Oscar Piastri, da McLaren, largou ao lado do atual líder do campeonato. Seguidos por Norris, que largou em terceiro. O grid foi completo por Leclerc, Pérez, Carlos Sainz (Ferrari), Lewis Hamilton e George Russell (Mercedes), Yuki Tsunoda (AlphaTauri) e Alonso.