AGEMT na Pista: Verstappen iguala recorde de Senna

Seguido pela dupla da McLaren, grid foi definido para o Grande Prêmio da Emilia-Romagna, na Itália
por
Guilherme Silvério Tirelli
|
20/05/2024 - 12h

Em final de semana carregado de emoção e homenagens aos 30 anos da morte de Ayrton Senna, Max Verstappen (Red Bull) roubou a cena. Na manhã do último sábado (18), o holandês superou a jovem dupla da McLaren e conquistou a 39ª pole-position da carreira em Ímola.

Porém, se engana quem pensa que o treino classificatório não teve espaço para a emoção. Isso porque a tônica das últimas corridas se repetiu novamente no autódromo Enzo e Dino Ferrari. Para delírio dos ferraristas, o tricampeão demorou a encontrar o ajuste ideal para o RB20 e teve um desempenho aquém das expectativas nos treinos livres.

No entanto, o indicativo de que o sábado poderia reservar surpresas não se concretizou. No fim do treino, o piloto da Red Bull baixou ainda mais seu próprio tempo e cravou a pole, a 8ª consecutiva. Antes de Verstappen, apenas Ayrton Senna conseguiu tal feito. 

Oscar Piastri, da McLaren, surpreendeu ao superar o companheiro de equipe, Lando Norris, mas não vai dividir a primeira fila com o atual campeão mundial. O australiano foi punido em três posições por bloquear uma tentativa rápida de Kevin Magnussen (Haas) e largará em 5º. Charles Leclerc e Carlos Sainz, da Ferrari, herdam uma posição cada e saem do 3º e do 4º lugar, respectivamente.

CAMPEÃO É ELIMINADO LOGO DE CARA

Inegavelmente, Fernando Alonso é um dos pilotos mais talentosos que já passaram pela F1, mas até os grandes campeões têm dias ruins. No treino livre que precedeu a tomada de tempos oficial, o espanhol perdeu o controle de sua Aston Martin e colidiu com o muro. A equipe britânica fez um ótimo trabalho ao recuperar o carro do bicampeão, contudo, outra saída de pista, desta vez nos momentos finais do Q1, comprometeu o resultado do carro 14.

No domingo, o espanhol largará apenas na 19ª colocação. Além de Alonso, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, – ambos da Sauber – Kevin Magnussen e Logan Sargeant (Williams) também não avançaram ao Q2.

Fernando Alonso de fora do Q2
Alonso desapontado com resultado pífio no Q1 / Reprodução: F1

FESTA DE UM LADO DA GARAGEM, DECEPÇÃO DO OUTRO

Se o mexicano Sérgio Pérez já estava sob pressão por não conseguir acompanhar o ritmo de Verstappen, a situação se complicou ainda mais após o treino classificatório deste sábado. Apesar dos seus esforços, o tempo de 1min15s706 não foi o suficiente para colocá-lo na disputa pela pole. “Checo” largará na 11ª colocação e precisará fazer uma corrida de recuperação caso queira manter a segunda posição na tabela de pilotos.

O destaque do Q2 ficou com Yuki Tsunoda (Racing Bulls). O japonês, de 23 anos, registrou o terceiro melhor tempo da sessão, ficando atrás apenas de Verstappen e Leclerc. No mais, nenhuma grande surpresa, foram eliminados: Esteban Ocon (Alpine); Lance Stroll (Aston Martin); Alexander Albon (Williams) e Pierre Gasly, também da francesa Alpine.

NO LIVRO DOS RECORDES

Poucos pilotos um dia terão o privilégio de igualar os números de Ayrton Senna. O brasileiro é amplamente considerado por especialistas o maior da história da categoria, o que torna o feito de Max Verstappen ainda mais especial. Além de largar na posição de honra na corrida de domingo, o holandês colocou, definitivamente, seu nome entre os gigantes da Fórmula 1.

Em sua primeira volta cronometrada, Verstappen anotou, até então, o tempo mais rápido do Q3, com 1min14s869. Porém, ao cruzar a linha de chegada pela última vez na classificação, o tricampeão voou e marcou 1min14s746, desbancando a concorrência. George Russell e Lewis Hamilton tiveram atuações apagadas, mas podem surpreender na largada.

Classificação ao final do Q3
Posições de largada após punição de Oscar Piastri / Reprodução: F1

O Grande-Prêmio da Emilia-Romagna tem início às 10h da manhã deste domingo (19).