AGEMT na Pista: Verstappen é o protagonista no GP da China

O holandês venceu a Sprint e conquistou a 100° pole para Red Bull
por
Gabriela Blanco
Manuela Schenk
|
22/04/2024 - 12h

Neste final de semana aconteceu o Grande Prêmio da China, que há quatro anos não sediava corridas. No sábado também  aconteceu a primeira  etapa Sprint da temporada, estreando o novo formato. Confira como foram as sessões no Circuito Internacional de Xangai:

TREINO LIVRE 

O único treino livre do final de semana, foi marcado pela estreia do piloto chinês, Guanyu Zhou, no seu GP local, se tornando o primeiro cidadão do país a correr no Circuito de Xangai. 

Logo no início, a sessão foi interrompida por um pequeno incêndio na grama da curva 7. Depois da bandeira vermelha,  foi possível ver uma melhora na performance das equipes do final do grid, especialmente na Haas, com os dois pilotos do Top 10 — Nico Hülkenberg em P5 e Kevin Magnussen em P6. O TL1 ainda teve Lance Stroll (Aston Martin) na primeira colocação e Oscar Piastri (McLaren) em segundo. 

ESPERANÇA BRITÂNICA

Mais tarde, debaixo de chuva intensa, aconteceu o Sprint Qualifying. Lando Norris, da McLaren conquistou a pole position da primeira corrida sprint da temporada, com o tempo de 1:57.940. Fechando a primeira fila, ficou o heptacampeão Lewis Hamilton (Mercedes) e Fernando Alonso (Aston Martin) conseguiu o P3.

Lando Norris comemora pole no Sprint Qualifying – Foto: Reprodução/F1
Lando Norris comemora pole no Sprint Qualifying – Foto: Reprodução/F1

O herói da casa, Guanyu Zhou largou em décimo, atrás de seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, em nono. O Top10 da largada foi completo por Max Verstappen (Red Bull) em quarto, seguido por Carlos Sainz (Ferrari), Sergio Pérez (Red Bull), Charles Leclerc (Ferrari) e Oscar Piastri (McLaren).

SEM VITÓRIA PARA VOCÊ, NORRIS

Na madrugada do sábado (20), Verstappen foi o primeiro a vencer uma corrida Sprint na temporada, com 12 segundos de vantagem ao segundo colocado, o heptacampeão Lewis Hamilton. Pérez, seu companheiro de equipe, terminou em terceiro.

Verstappen venceu a Sprint sem grandes dificuldades, mesmo largando da quarta posição – Foto: Mark Thompson/Getty Images
Verstappen venceu a Sprint sem grandes dificuldades, mesmo largando da quarta posição – Foto: Mark Thompson/Getty Images

Com apenas 19 voltas, a corrida trouxe momentos de grande emoção para os fãs que tiveram coragem de ficar acordados. Com uma batalha quádrupla entre Pérez, Leclerc, Sainz e Alonso pelo último lugar do pódio, que, no fim, foi conquistado pelo piloto mexicano. 

A corrida também foi palco de momentos difíceis para Norris. Após uma largada turbulenta do britânico, ele caiu da primeira colocação para a sétima, à frente de seu companheiro, Oscar Piastri. A dupla levou 5 pontos para casa. 

A primeira sprint também foi uma corrida para a Aston Martin esquecer. Fernando Alonso, após um brilhante trabalho de defesa e uma grande batalha pelo terceiro lugar, foi forçado a abandonar a corrida nas últimas voltas, depois de reclamações sobre furos no pneu dianteiro. O segundo piloto da equipe, Stroll, cruzou a linha de chegada em décimo quarto, deixando assim a equipe sem pontos adicionais no Campeonato de Construtores. 

Max Verstappen e Charles Leclerc reclamaram sobre problemas na bateria dos carros e não conseguiam atingir o ponto máximo nas retas. Pérez também se queixou de falta de tração nas rodas traseiras.

 

POLÊMICAS EM TORNO DA SPRINT NA CHINA

A inserção da Sprint no GP da China causou controvérsia entre os espectadores e as equipes. A principal razão, está diretamente ligada à retomada da pista após quatro anos sem competições no traçado, devido a pandemia de Covid-19.

O fato dessa demora para o retorno do país às competições e mudanças recentes no asfalto, preocupou os pilotos em relação ao desempenho na corrida principal, uma vez que a Sprint substituiu dois possíveis treinos livres que poderiam contribuir para o melhor reconhecimento do percurso.

Além disso, os assoalhos dos carros, diferentemente da última vez que ocorreu corrida no autódromo chinês, estão mais baixos — em uma pista cuja característica é suas ondulações — podendo dificultar o desempenho dos pilotos durante as corridas.

Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing afirmou em entrevista à ServusTV que “A combinação de Sprint e uma pista onde nunca se correu com carros de efeito solo antes, é um pouco no limite”.

 

MAIS UMA PARA O HOLANDÊS

Ainda na madrugada do sábado, aconteceu a definição do grid de largada para a Corrida, do domingo (21). O classificatório foi marcado por recordes e comemorações dos fãs da RBR. A pole position ficou com Verstappen, com o tempo 1min33s660, e Pérez completou a primeira fila com a segunda colocação.

Apesar do bom desempenho do piloto inglês na corrida Sprint, Hamilton não conseguiu uma boa posição para a corrida deste domingo (21). Ainda no Q1, o britânico acabou freando cedo demais, perdendo velocidade na conclusão da volta e acabou sendo eliminado após Pierre Gasly (Alpine) completar seu tempo.

Já o Q2 precisou ser interrompido aos seis minutos, devido a uma batida de Carlos Sainz. Após ultrapassar a zebra e a roda traseira encostar na brita, o carro girou e bateu em uma placa. A bandeira vermelha foi balançada para a manutenção da pista, mas tanto o piloto ferrarista, quanto o carro se mantiveram bem e conseguiram se classificar para o Q3. Sainz e George Russell (Mercedes) eram os únicos que não haviam marcado o tempo de corrida antes da batida, mas conseguiram se recuperar.

Resultado da qualificação para o GP da China – Foto: Reprodução/F1
Resultado da qualificação para o GP da China – Foto: Reprodução/F1

A corrida ocorreu na madrugada deste domingo (21), às 4h (horário de Brasília).