Nesta sexta-feira (27) ocorreram os dois treinos livres do GP do México.
TL1
No primeiro Treino Livre no Autódromo Hermanos Rodriguez, sem surpresas, Max Verstappen fez o melhor tempo (1 '19.718). Mas, ao contrário do primeiro lugar já esperado do piloto Holandes, o segundo colocado Alexander Albon superou expectativas em sua performance. O piloto ficou apenas 0.095s abaixo do tricampeão, algo que não acontecia a tempos para o time da Williams.
Com o terceiro melhor tempo, Sergio Perez completou o treino em sua cidade natal. Lando Norris ficou com o quarto melhor tempo, seguido por Charles Leclerc. O piloto da Ferrari foi desclassificado no final de semana passado, assim como Lewis Hamilton, pois na competição que ocorreu na cidade americana, a FIA apontou que o carro dos dois não seguiam as regulamentações. Essa desclassificação acabou prejudicando principalmente Hamilton, que está atrás de Perez na competição, e ainda luta para obter o segundo lugar.
imagem: F1 circuito mexicano mostrando zonas de DRS
O autódromo deste final de semana se encontra na cidade desportiva Magdalena Mixiuhca na capital do México. O nome do circuito faz referência aos irmãos Pedro e Ricardo Rodriguez, que foram pilotos esportivos, com início no motociclismo, para depois partir para o automobilismo.
Ricardo Rodriguez foi o piloto mais jovem a dirigir uma Ferrari em um Grande Prêmio, e no ano seguinte da sua primeira vez pilotando um carro do time Italiano, já foi contratado. Em 1962 ele faleceu em um acidente durante um evento-teste da Fórmula 1 sediado no México. No primeiro dia de treino, a suspensão da traseira dianteira do carro quebrou, fazendo o piloto colidir com a barreira, causando sua morte instantânea.
Seu irmão Pedro Rodriguez continuou a correr na Fórmula 1, e por um período, correu para o time italiano assim como seu irmão. Entretanto, em 1971 em uma prova na Alemanha ele perdeu o controle da Ferrari que pilotava e acabou falecendo.
Mesmo com o final trágico dos irmãos, desde 1973 o autódromo adotou o nome atual em homenagens aos pilotos mexicanos que fizeram história.
TL2
No segundo treino livre do dia, Verstappen liderou com melhor tempo (1 '18.686), superando sua performance do treino anterior.
Alexander Albon, que se destacou pelo segundo melhor tempo no TL1, ficou em 14º colocado desta vez. Quem acabou conquistando o segundo melhor tempo foi Lando Norris (McLaren), que vem obtendo bons resultados.
Mesmo chovendo em determinados momentos da corrida, Leclerc conseguiu subir duas posições, e ficou com o terceiro melhor tempo.
Nesse final de semana, Verstappen foi vaiado por parte da torcida mexicana. Isso é um reflexo do que está ocorrendo no time da RedBull, que protagonizou algumas polêmicas com o piloto mexicano, Perez. A equipe contratou seguranças para o Holandês, que se disse despreocupado com a situação.
Hamilton que tinha se destacado na corrida passada, terminou em segundo lugar, carregando expectativas para os torcedores da Mercedes com as significativas melhoras no carro.
No sábado (28) às 14h30 começa o terceiro treino livre, e às 18h acontecerá a qualificação. Domingo a corrida acontece às 17h.