Após um curto jejum de vitórias, – com a vitória de Lando Norris (McLaren) em Miami – Max Verstappen (Red Bull) voltou a pisar no topo do pódio neste domingo (19), em Imola. O pódio foi completado por Norris e Charles Leclerc (Ferrari). Essa corrida marca o retorno do autódromo Enzo e Dino Ferrari à Fórmula 1, já que no ano passado o GP foi cancelado em razão das fortes chuvas e inundações na região da Emilia-Romagna.
Senna Sempre
O domingo começou emocionante para os brasileiros, com uma linda homenagem a Ayrton Senna feita pelo ex-piloto Sebastian Vettel. O alemão dirigiu o carro de Senna pelo circuito da Emilia-Romagna, recordando o trágico fim de semana de 1994 que tirou a vida do brasileiro, no domingo, e do austríaco Roland Ratzenberger, ainda no sábado. As imagens relembram os famosos domingos de manhã de Ayrton. Ao finalizar a homenagem, Vettel levantou as bandeiras do Brasil e da Áustria para uma última volta pela pista.
As luzes vermelhas se apagaram
A corrida começou calma, com uma largada limpa, todos os pilotos conseguiram manter suas posições iniciais, uma vez que a pista de Ímola não permite muitas ultrapassagens, por ser estreita e curta.
Alex Albon (Williams) apresentou inúmeros problemas em seu carro durante a corrida. O mais preocupante deles ocorreu na volta 9, após seu primeiro pitstop. Seus pneus não foram colocados corretamente e o tailandês teve que retornar aos boxes para realizar mais um troca. Esse erro o fez receber uma punição stop and go de 10 segundos – em que o piloto deve ir ao pitlane e ficar parado pelo tempo estabelecido, sem os mecânicos mexerem no carro – pelas condições inseguras em pista. Mesmo assim, os esforços dele e da equipe não foram suficientes e Alex abandonou a corrida na volta 51, sendo o único piloto a não cruzar a linha de chegada no fim de semana.
A metade inicial do GP teve foco em uma batalha pelo quarto lugar, protagonizada por Carlos Sainz (Ferrari) e Oscar Piastri (McLaren). A disputa teve fim quando o australiano precisou ir aos boxes para realizar a troca de pneus.
A partir da volta 51, Verstappen teve problemas com seus pneus, a instabilidade na pista e com o consumo de bateria do carro. Isso diminuiu a potência do holandês e deu vantagem para Lando Norris, o segundo colocado. Em 10 voltas o piloto britânico da McLaren tirou os 5 segundos de distância entre ele e o tricampeão. Os dois cruzaram a linha de chegada com 0.8 segundos de diferença entre os carros, com Norris alcançando a zona de DRS apenas na última volta, sem chance para ultrapassagem.
O Grande Prêmio, no geral, foi tranquilo: sem acidentes, sem intervenção de Safety Car ou bandeiras vermelhas. O ganhador Max Verstappen dividiu o pódio com Lando Norris e Charles Leclerc. O jovem piloto da Ferrari teve o primeiro pódio de sua carreira em Imola e o primeiro pódio da equipe na pista – casa da Scuderia – desde 2006, com Michael Schumacher. Essa finalização colocou o monegasco como vice-líder do campeonato de pilotos, superando o piloto da Red Bull, Sergio Perez.
O ponto extra de volta mais rápida foi dado a George Russell (Mercedes) e o prêmio de piloto do dia para Norris.
Confira os pilotos que ficaram entre os 10 primeiros colocados, e pontuaram em Ímola:
Fim de semana de decepções
Sergio Perez decepcionou os torcedores da Red Bull com seu péssimo desempenho durante o fim de semana. O mexicano começou a corrida em P11 – dez posições atrás do seu companheiro de equipe, Max Verstappen - e foi o piloto que mais sofreu ultrapassagens durante toda corrida, cruzando a linha de chegada em oitavo lugar.
Além de Perez, a Ferrari também não cumpriu suas promessas. Depois de muitos updates prometidos, a equipe entregou resultados similares às corridas passadas, com seus pilotos terminando em P3 e P5. A Ferrari aparenta estar incapacitada de lutar por vitórias, o que não era a realidade da equipe nas primeiras corridas da temporada.
Os pilotos retomam a disputa no próximo final de semana, entre os dias 24 e 26 de maio, no clássico Grande Prêmio de Mônaco. O final de semana promete uma boa batalha entre McLaren e Red Bull além de mais uma tentativa de Charles Leclerc de finalmente ganhar seu GP em casa.