AGEMT na Pista: Verstappen conquista tricampeonato com dupla da McLaren no pódio

Pilotos enfrentaram altas temperaturas e dificuldades com maior quantidade de pit stops.
por
Bianca Athaide
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09/10/2023 - 12h

Em meio a muito calor, cansaço e desgaste tanto dos pilotos, quanto dos carros, o pódio de domingo do GP do Qatar teve muitos motivos para ser celebrado – Max Verstappen conquistou seu tricampeonato mundial consecutivo e a dupla Oscar Piastri e Lando Norris colocou a tradicional McLaren no pódio, pela 500º vez na história. 

Mas o sentimento de triunfo não foi algo predominante no grid neste final de semana. Para a Mercedes, a corrida começou com uma colisão de seus dois pilotos. Logo na primeira curva, Lewis Hamilton entrou em contato com George Russel, quando tentou a ultrapassagem. O heptacampeão teve que abandonar a competição e recebeu uma multa por atravessar a pista por fora para entrar no pitlane, durante a entrada do safety car. 

A dinâmica da corrida foi especialmente afetada pela anatomia diferente das zebras do Circuito de Lusail. Seu formato de pirâmide garantiu o maior desgaste de pneus, assim sendo imposto o limite de 18 voltas por conjunto, diante do risco de fissuras. Dessa maneira, a maioria do grid fez o mínimo de três pit stops.  Outra consequência gerada pelas zebras foi o reforço dos limites de pista nas curvas 12 e 13.  A questão puniu muitos pilotos durante a prova: Sergio Pérez, Pierre Gasly, Lance Stroll e Alexander Albon sofreram com as sanções, foram dez no total.

O calor extremo

A combinação entre o calor e a alta umidade no GP do Qatar foi um problema que trouxe muita atenção para o bem estar dos pilotos durante a corrida. As temperaturas atingiram os 35ºC durante o dia e 26ºC a noite. Muitos pilotos relataram a dificuldade em pilotar nessas condições: "Já esperávamos por isso, mas esse fim de semana foi quente demais para pilotar. Se continuarmos voltando aqui, essa corrida precisa ser mais para o fim do ano. Estava beirando 40ºC lá fora. Foi bem extremo. Muitos pilotos com os quais eu falei depois do pódio, estavam deitados no chão por aí", comentou o holândes, Max Verstappen.

Logan Sargeant chegou a abandonar a prova com sintomas de desidratação severa e gripe, e Esteban Ocon vomitou no próprio capacete entre as voltas 15 e 16.

Além de atrapalhar a condição física dos pilotos, as altas temperaturas do final de semana também acarretaram no superaquecimento dos carros. Fernando Alonso e Alexander Albon reclamaram sobre os assentos estarem extremamente quentes. George Russell chegou a guiar o carro por alguns períodos sem as mãos no volante, na tentativa de refrescá-las. Ano que vem, o GP do Qatar irá acontecer no início de novembro, onde se espera que as temperaturas fiquem mais amenas do que nesta edição. 

A Fórmula 1 volta somente daqui a duas semanas, entre os dias 20 e 22 de outubro, com o GP de Austin, nos Estados Unidos, o primeiro da última perna tripla da temporada, que conta com o GP do México e do Brasil.