Max Verstappen, piloto da Red Bull, conquistou o melhor tempo na qualy deste sábado (6), para o Grande Prêmio do Japão, em Suzuka. Com a marca de 1:28.197, ele vai largar na primeira posição na corrida que acontece na madrugada do domingo (7).
Com o segundo lugar de Sérgio Perez, a Red Bull domina a primeira fila. Completando os cinco primeiros do grid estão a McLaren de Lando Norris, a Ferrari de Carlos Sainz e a Aston Martin de Fernando Alonso. Piastri, Hamilton, Leclerc, Russell e Tsunoda somam-se aos pilotos e formam o top 10.
A primeira colocação dá uma maior vantagem a Verstappen, que está na frente de Leclerc no Campeonato de Pilotos por apenas quatro pontos, após ter quebrado e abandonado na corrida passada em Melbourne, na Austrália. Essa é a quarta pole position do holandês em quatro fins de semana de corrida nessa temporada.
Apesar da sessão ter sido previsível com o piloto de número 1 levando a melhor, os fãs que foram acompanhar as primeiras etapas do GP do Japão se surpreenderam com um pedido de casamento direto do pódio.
TL3
O último treino livre antes da classificação deu um spoiler do que seria a próxima sessão com Max e Checo, da Red Bull, nas duas primeiras posições. Já a Mercedes - que ficou em terceiro e quarto com Russell e Hamilton, respectivamente - não obteve o mesmo resultado favorável na qualy.