O fim de semana não começou como Max Verstappen esperava, mas terminou em um lugar um tanto familiar para o tricampeão: o topo do pódio. Na manhã do último domingo (23), o piloto da Red Bull se aproveitou da brecha deixada por Lando Norris na largada em Barcelona e conquistou a 7ª vitória nesta temporada, a quarta na Espanha em sua carreira.
O britânico da McLaren foi ameaça constante durante a corrida e lutou até o fim pela vitória, porém, a estratégia da Red Bull prevaleceu e, no cockpit, a experiência de Verstappen pesou. O holandês gerenciou muito bem o desgaste dos pneus e cruzou a linha de chegada a 2,2s de Norris. Lewis Hamilton, da Mercedes, completou o top-3.
Desgaste excessivo animou a corrida
Ao longo da semana, a Pirelli, fornecedora de pneus da categoria, indicou que a estratégia seria determinante para o Grande-Prêmio da Espanha, previsão que se confirmou ao longo da etapa espanhola. Todos os pilotos, à exceção de Alexander Albon (Williams), largaram com os compostos mais macios e, a partir da décima volta, equipes e seus estrategistas já quebravam a cabeça à beira da pista.
Dentre os ponteiros, George Russell (Mercedes) e Carlos Sainz (Ferrari) entraram nos boxes na 15ª volta, saindo com pneus médios. Verstappen entrou pouco depois, enquanto Norris e Charles Leclerc (Ferrari) optaram por estender a parada para as voltas 23 e 24, respectivamente.
Na segunda metade da corrida, a estratégia foi outra. Russell e Sainz trocaram para pneus duros, ao passo que os líderes calçaram novamente os macios. Com mais borracha que os rivais, Norris diminuiu gradativamente a distância para Max, entretanto, ambos cruzaram a bandeira de chegada antes que o britânico pudesse esboçar um ataque.
Vermelhos decepcionam
Após fraco desempenho no GP do Canadá, a Ferrari esperava brigar pela vitória neste final de semana depois de trazer atualizações para o SF-24. Contudo, contrariando a expectativa criada, os pilotos da escuderia italiana não fizeram bons tempos no treino classificatório de sábado, tampouco estiveram na luta pela liderança no domingo. Leclerc bem que tentou replicar a estratégia de Norris, mas não conseguiu superar Russell na disputa pelo quarto lugar.
Quem também decepcionou foi Sérgio Perez (Red Bull). Companheiro de equipe de Max, o mexicano largou apenas na 11ª colocação e pouco fez no circuito de Barcelona, terminando a corrida na oitava posição. Desde que renovou seu contrato com a equipe austríaca, Pérez coleciona maus resultados, que o fizeram despencar na classificação de pilotos.
Quatro equipes na disputa
Se você acompanhou a primeira etapa da temporada sediada no Bahrein, viu um domínio absoluto de Verstappen, que venceu a prova com ampla margem sobre a concorrência. No entanto, a ordem de força das equipes se alterou e a disputa pelo título promete ser agitada.
O holandês ainda é o grande favorito para vencer mais um campeonato, mas a melhora das rivais diretas é perceptível. Tanto Ferrari, quanto a McLaren já venceram corridas esse ano e estão sempre no páreo. A octacampeã de construtores, Mercedes, também não é carta fora do baralho e promete entrar cada vez mais na briga nos próximos GPs.
A 11ª etapa da temporada acontece já na próxima semana, em Spielberg, na Áustria.