AGEMT na Pista: Sprint promete esquentar competição dos construtores

Após a vitória antecipada de Max Verstappen no Catar, os holofotes se voltam para a competição pelo segundo lugar do campeonato
por
Giulia Fontes Dadamo
|
19/10/2023 - 12h

Com 5 corridas para o final do campeonato, a Fórmula 1 partepara Austin, nos Estados Unidos. Após a vitória disparada de Max Verstappen, conquistando seu terceiro título mundial consecutivo, 6 etapas antes do final da temporada, o que  restou é a competição pelo segundo lugar do campeonato de construtores, que está entre McLaren, Aston Martin, Mercedes e Ferrari

O quinto sprint deste ano mudará novamente o padrão do final de semana que estamos acostumados. O TL1 e a classificação da corrida ocorrerão na sexta (20) às 14h20 e às 17h50. Já no sábado (21), teremos a classificação da Sprint e a Sprint em si, às 14h20 e às 17h30. Finalizando no domingo (22), com a corrida tradicional às 15h30.

Mesmo com a previsão de um final de semana quente, com máximas de 35 graus, a natureza da pista promete ultrapassagens relativamente fáceis para os pilotos. A estratégia esperada pelas equipes é de dois pit stops, devido às elevadas exigências dos pneus.

Apesar de tudo apontar para ouvirmos o hino da Holanda no domingo à tarde, os olhares se voltam para a McLaren, com Oscar Piastri e Lando Norris subindo ao pódio nas duas últimas semanas. E com a equipe apenas 11 pontos atrás da Aston Martin e 79 atrás da Ferrari, os holofotes também se direcionam para a disputa da McLaren, Mercedes, Ferrari e Aston Martin, pelo segundo lugar do campeonato de construtores da temporada.

É importante ressaltar a evolução da McLaren, que marcou apenas 17 pontos nas primeiras nove corridas, mas marcou 108 pontos nos últimos quatro finais de semana pelo desempenho conjunto de Norris e Piastri.  

Considerando o resultado das últimas semanas, os recordes de Austin de Hamilton, pelo maior número de vitórias (6), e Leclerc, pela volta mais rápida (1m 36.169s), e o potencial de ultrapassagem, o final de semana promete reviravoltas. Uma delas é a volta de Daniel Ricciardo, na Alpha Tauri, após fraturar sua mão esquerda no GP da Holanda. O astro da primeira temporada de “Drive to Survive” disputou apenas duas corridas neste ano, ao substituir Nyck de Vries.

O piloto australiano também ameaça uma mudança de equipe para a próxima temporada. De acordo com o GE, devido ao desempenho abaixo da crítica de Sergio Pérez em 2023 na Fórmula 1, o mexicano recebeu um ultimato da RBR: caso não ganhe o vice-campeonato nas últimas cinco corridas deste ano estará fora do time na próxima temporada, substituido pelo próprio, Daniel Ricciardo. Com Hamilton apenas 30 pontos atrás de Pérez, e Alonso 41 pontos atrás, a batalha se torna pela sua carreira.