Na madrugada deste domingo (7), foi realizado o Grande Prêmio do Japão, em Suzuka, que contou com vitória de Max Verstappen, Sergio Pérez (Red Bull) e Carlos Sainz (Ferrari) completaram o pódio. Com o sucesso da equipe austríaca na corrida, conseguiram a terceira dobradinha da temporada.
O INÍCIO E FIM
Na largada, Verstappen conseguiu administrar sua vantagem dada pela pole position e seguiu na frente. Daniel Ricciardo (Racing Bulls) e Alexander Albon (Williams), porém, não tiveram a mesma sorte. Os dois pilotos – que saíram da 11ª e da 14ª posição, respectivamente – colidiram na primeira volta e foram obrigados a abandonar a corrida. A batida resultou em uma bandeira vermelha, que fez com que a corrida fosse parada por aproximadamente 30 minutos, em que os outros 18 participantes aproveitaram para ir aos boxes para checarem seus carros e trocarem os pneus. A relargada foi tranquila, com os pilotos conseguindo manter suas posições originais.
Outro piloto que também não concluiu a corrida, foi o chinês Guanyu Zhou (Sauber), que enfrentou problemas em seu carro e teve que deixar a disputa na 13ª volta.
Após parar na volta de número 17, Verstappen retornou atrás de Charles Leclerc (Ferrari) e George Russell (Mercedes), na terceira posição, mas logo conseguiu alcançar o primeiro lugar novamente. O holandês conquistou sua terceira vitória no ano de 2024, chegando quinze segundos à frente de Pérez, seu companheiro de equipe e segundo colocado no Japão.
OS DEZ PRIMEIROS
Carlos Sainz – que ainda procura um espaço para a próxima temporada – conseguiu seu terceiro pódio na temporada, em apenas quatro corridas, ao ultrapassar Leclerc, sua dupla na Ferrari. O monegasco iniciou a corrida em oitavo lugar mas conseguiu alcançar a quarta posição, e foi considerado o piloto do dia por votação popular, anunciada no site da Fórmula 1.
A McLaren teve, no geral, um bom desempenho, com os dois pilotos na zona de pontuação. Lando Norris ocupou o quinto lugar, e seu companheiro Oscar Piastri, chegou em oitavo. A dupla britânica da Mercedes apresentou algumas falhas durante o final de semana, mas também pontuou, com Russell e Lewis Hamilton em sétimo e nono lugar, respectivamente.
O sexto lugar foi representado por Fernando Alonso, o espanhol da Aston Martin. Correndo em casa, não pode-se deixar de mencionar a surpreendente atuação do japonês Yuki Tsunoda da Racing Bulls, que terminou em décimo lugar.
Os pilotos retornam às pistas para a primeira etapa Sprint da temporada, em duas semanas, no dia 21 de abril às 4h (horário de Brasília
), para o GP da China.