AGEMT na Pista: RBR campeã dos construtores no Japão

Etapa também foi marcada por primeiro pódio de Piastri e 13ª vitória de Verstappen na temporada
por
Livia Veiga Andrade
|
27/09/2023 - 12h

Depois do surpreendente GP de Singapura, a corrida no Japão – que aconteceu no último domingo (24) – teve um final previsível, e ultrapassagens pouco surpreendentes. Max Verstappen largou da pole e conquistou mais uma vitória no campeonato de 2023, ajudando a Red Bull a vencer o Campeonato de Construtores pela sexta vez na história.

A surpresa da etapa, ficou por conta da McLaren, que conseguir apresentar consistência e melhoras desde o início da temporada. Em Suzuka, Lando Norris e Oscar Piastri subiram ao pódio – o estreante, pela primeira vez na carreira – na segunda e terceira colocação, respectivamente.

Formula One: Max Verstappen wins Japanese GP – as it happened | Formula One  | The Guardian

Norris, Horner, Verstappen e Piastri subiram no pódio em Suzuka - Foto: Issei Kato/Reuters

Piastri iniciou a corrida na primeira fila ao lado de Verstappen, e apesar de tentar a ultrapassagem em cima do bicampeão mundial na primeira curva, seguiu na segunda colocação. Enquanto a briga nas primeiras posições foi intensa, Logan Sargeant (Williams) enfrentou problemas depois de largar do pitlane, por não conseguir se classificar no sábado (23).

Outro piloto que teve um final de semana complicado foi Sergio Pérez (Red Bull), apesar do carro dominante, o mexicano teve um desempenho abaixo da média. Ele precisou abandonar a competição depois de bater duas vezes e acabar com o estoque de asas dianteiras reservas. Perez ainda tomou duas punições de cinco segundos durante o GP, e causou polêmica depois de voltar à pista para cumpri-las, mesmo depois de passar algumas voltas dentro da garagem da equipe.

Lewis Hamilton e George Russell, da Mercedes, protagonizaram uma batalha pela sétima colocação durante a corrida, e o mais jovem não teve problemas em desafiar o heptacampeão mundial. Os companheiros de equipe terminaram  a corrida em quinto e sétimo, respectivamente.

Na volta 23, Lance Stroll (Aston Martin), se juntou ao grupo de pilotos que precisou abandonar a corrida antes do fim. Com problemas na asa traseira, a equipe britânica decidiu retirar o AMR23 da pista. Vale destacar a diferença na pontuação, e consequentemente da performance, do canadense em relação ao seu companheiro de equipe – Fernando Alonso está 123 pontos na frente na temporada atual.

Em contrapartida, Liam Lawson tem se mostrado eficiente da AlphaTauri, ao substituir Daniel Ricciardo, enquanto o australiano se recupera de uma fratura no metacarpo. O jovem é uma promessa da academia de pilotos da Red Bull, e foi anunciado, neste final de semana, como piloto reserva das duas equipes para o ano de 2024. O rookie, apesar de ter lutado por pontos durante a corrida em Suzuka, terminou em 11º lugar.

Jogador de futebol americano

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Piastri no seu primeiro pódio da carreira, depois de largar da primeira fila - Foto: Reprodução/Getty Images

Outro jovem piloto que conquistou seu espaço, foi Oscar Piastri, na McLaren. Desde o fim das férias de verão vem mostrando consistência, e no último final de semana conquistou seu primeiro pódio na carreira. Piastri foi campeão da Eurocopa de Fórmula Renault em 2019, da Fórmula 3 em 2020 e da Fórmula 2 em 2021. Em 2022, o australiano de 22 anos era piloto de testes da Alpine.

A Fórmula 1 tem uma pausa de um final de semana, e retorna no dia 6 de outubro, para a etapa no Catar – com a quarta Sprint Race da temporada.