Em Baku, acontecerá a primeira corrida Sprint da temporada, e é a primeira vez que ela acontece em um circuito de rua. Esse novo formato estreou na temporada de 2021, e é uma espécie de mini corrida, que representa cerca de um terço do trajeto que acontece na prova do domingo. Na temporada passada, ela aconteceu em três oportunidades: na Itália (Imola), na Áustria e no Brasil, e foi o resultado dela que definiu o grid de largada para o GP. Além disso, ela tem uma classificação própria, que acontecia na sexta-feira, substituindo o segundo treino livre do final de semana convencional.
Porém, desde a etapa de Melbourne deste ano, a Liberty Media (dona da Fórmula 1) fez uma proposta aos chefes das equipes para uma mudança nos finais de semana das corridas Sprint, que serão seis, ao longo da temporada (Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar, Austin – EUA e São Paulo). O principal objetivo, é tornar o final de semana mais atrativo, e com isso, mais espaço na TV, maior público e mais comerciais; e assim, um maior faturamento para a categoria.
Até a tarde de terça-feira (25), no horário de Brasília, nada havia sido decidido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Mas após uma votação, que teve resultado unânime, a Comissão decidiu alterar o cronograma dos finais de semana com Sprint, iniciando já no Azerbaijão. O plano apresentado por Stefano Domenicali, CEO da F1, e agora aprovado, faz da Sprint um evento independente, que acontece no sábado.
O final de semana, portanto, terá início na sexta-feira (28), com o único treino livre e, mais tarde, o treino classificatório - que será válido para a corrida no domingo. O sábado (29) começa com o que foi chamado de “Sprint Shootout”, uma classificação mais curta que o tradicional, que definirá a largada da corrida Sprint, que acontecerá algumas horas depois. Isso significa que a corrida de domingo não será afetada pelos resultados do dia anterior; e assim, os pilotos estariam mais confortáveis para arriscar, uma vez que o grid de largada da corrida principal já está definido.
O GETAWAY CAR? ERA UMA ASTON MARTIN!
Ainda sobre as consequências do Grande Prêmio da Austrália, a FIA resolveu manter a punição e os pontos na licença de Carlos Sainz, mesmo após o pedido de revisão da Ferrari. Depois da confusão nas últimas voltas de Melbourne, o piloto do carro #55 tocou em Fernando Alonso e recebeu 5 segundos de punição e dois pontos na carteira. Em audiência, o pedido da equipe italiana foi recusado e a pena foi mantida.
Durante a pausa de três semanas, em busca de uma reação no campeonato, a Mercedes realizou trocas em sua equipe técnica. James Allison volta ao posto de diretor técnico (responsável, principalmente, pelo design do carro e pelos testes no túnel de vento e nos simuladores), invertendo as funções com Mike Elliott, que estava na posição deste 2021 e assume o cargo de chefe do departamento técnico (CTO), posição que antes era de Allison.
Enquanto isso, nas redes sociais, o mundo da cultura pop se chocou com o do automobilismo, depois de um insider publicar que, supostamente, a cantora americana Taylor Swift estaria em um relacionamento com Fernando Alonso, da Aston Martin. O piloto espanhol aproveitou o momento e publicou um vídeo em seu TikTok, com uma música de Swift ao fundo, ‘entrando na onda’ dos rumores e coincidências do romance.
Na tarde da última quarta-feira (26), a AlphaTauri também anunciou mudanças, válidas apenas para a próxima temporada. Franz Tost vai deixar o cargo de chefe de equipe e se tornará consultor, o papel será assumido por Laurent Mekies, atual diretor esportivo da Ferrari; que também está passando por uma reformulação, depois da saída de Mattia Binotto, no final de 2022.
DE VOLTA ÀS PISTAS
Carros extremamente velozes acelerando pelas ruas de uma cidade medieval? Apenas no Circuito de Baku, no Azerbaijão. Considerado um dos mais difíceis da Fórmula 1, o circuito carrega o peso da imprevisibilidade graças a seu traçado característico. Em seus 6 quilômetros de extensão, mistura de longas retas em seu início e fim somam à um miolo de curvas fechadas, pouco espaço para dois carros ao longo da pista e trechos curtos, dificultando os acertos nas configurações do veículo necessário para a etapa em um todo.
Até o ano passado, nas cinco corridas realizadas, o GP do Azerbaijão teve cinco vencedores diferentes, sem repetição: Daniel Ricciardo, Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, Sérgio Perez e Max Verstappen, nesta ordem, subiram no lugar mais alto do pódio em Baku. Em 2016, quando a cidade sediou o Grande Prêmio da Europa, Nico Rosberg foi o vitorioso.
Neste domingo (30), os carros vão à pista para disputar, em 51 voltas, a quarta etapa da temporada de 2023, com Verstappen e Red Bull liderando os respectivos campeonatos e buscando estampar, cada vez mais, o favoritismo.