Neste domingo (09), acontece o Grande Prêmio da Grã-Bretanha. Os pilotos voltam às pistas para a histórica corrida no circuito de Silverstone, na Inglaterra, etapa que rendeu acontecimentos importantes nas temporadas anteriores.
ONDE TUDO COMEÇOU
O GP de Silverstone traz emoções e memórias que ultrapassam as já esperadas de um fim de semana normal. A primeira corrida de Fórmula 1 foi realizada nesse circuito, que há 70 anos é figurinha garantida em todos os campeonatos.
Em 1950 foi realizado a primeira corrida do Campeonato Mundial de Fórmula 1. O palco foi Silverstone, na Inglaterra e o italiano Giuseppe Farina, da Alfa Romeo foi o vencedor. Com 200 mil pessoas em arquibancadas e barrancos, o circuito foi palco do nascimento de o que, até então, era apenas um braço do Campeonato Mundial de Motovelocidade. Em 1949, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu agrupar os Grand Prix europeus e adicionar outros circuitos pelo mundo para criar o Mundial de F1.
NOS ÚLTIMOS ANOS
Em 2020, Lewis Hamilton protagonizou uma vitória de forma dramática, cruzando a linha de chegada com apenas três rodas – depois de um de seus pneus ter furado durante a volta 50, das 52 disputadas no circuito.
Com a vantagem de 5 segundos para o segundo colocado, que era Max Verstappen, o inglês conseguiu a sua 70ª vitória na Fórmula 1 de forma histórica.
Silverstone, em 2021, foi palco de uma disputa entre Hamilton e Verstappen, que foi o estopim para a rivalidade dos dois, na temporada que foi resolvida apenas na última volta da última corrida. Com um toque entre os dois na Copse, primeira curva do circuito, o holandês saiu do traçado, bateu na barreira e abandonou a corrida.
Hamilton se recuperou da punição aplicada pelos comissários e venceu a corrida em casa.
No ano passado, o GP da Inglaterra teve um terrível acidente logo na largada. Zhou Guanyu (Alfa Romeo) colidiu com George Russell (Mercedes), o carro do chinês capotou e ficou de cabeça para baixo, com o halo deslizando no chão por cerca de 200 metros, até parar entre o alambrado e a barreira de pneus.
Russell chegou a sair do carro para se certificar que o Zhou estava bem. O estreante recebeu atendimento médico imediato e não teve ferimentos graves.
EM 2023...
As curvas de alta velocidade de Silverstone exigirão muito das equipes, muitas delas apresentando atualizações – como a Mercedes, que espera correr com tempos próximos aos da Red Bull, favorita da temporada. A Pirelli, fornecedora de pneus, também estreará novos compostos nesse final de semana, mais resistentes que os anteriores.
Apesar do favoritismo de Max Verstappen, que tem 81 pontos de vantagem no Campeonato de Pilotos, o GP da Inglaterra pode trazer mudanças no meio do pelotão.
Além disso, estarão acontecendo as gravações do filme “Apex”, produzido pela Apple Original Films e estrelado por Brad Pitt – que interpretará o piloto Sonny Hayes. Com o pitwall e a garagem ao lado da Ferrari, a produção do longa está acompanhando a categoria e tem a orientação da Mercedes e de Lewis Hamilton. O carro, da Fórmula 2, tem a cara de um carro de Fórmula 1 e vai correr entre os treinos durante o final de semana.
Na última quarta-feira (05), a Fórmula 1 divulgou o calendário para a temporada de 2024. A lista tem mudanças importantes devido a meta da categoria de se tornar carbono zero até 2030, fato que a logística atual não permite por causa das distâncias entre as corridas. O GP da China, que foi cancelado nesse ano, volta ao calendário e acontece depois do GP do Japão, dessa vez em abril. No Bahrein e na Arábia Saudita as corridas vão acontecer no sábado, baseado nos costumes locais.