Neste domingo (02), o circuito histórico de Albert Park recebe mais uma rodada do campeonato de Fórmula 1, com a etapa de Melbourne, na Austrália.
As corridas em Melbourne acontecem desde 1996 e o circuito teve como último vencedor, Charles Leclerc, da Ferrari, em 2022. Neste ano, pela primeira vez, as corridas da Fórmula 2 e da Fórmula 3 acompanharão a categoria principal e serão realizadas no país da Oceania.
Mudanças no regulamento
Depois das punições de Fernando Alonso (Aston Martin) e Esteban Ocon (Alpine) na última corrida, na Arábia Saudita, por terem largado ligeiramente fora da posição, a Federação Internacional de Automobilismo determinou que os colchetes no grid de largada em Melbourne fossem estendidos em 20 centímetros na largura, além de uma linha central para guiar os pilotos, que reclamaram da dificuldade em avista as linhas limitantes.
Outra novidade que causou ruído no mundo automobilístico nesta semana foi o envio de uma notificação às equipes proibindo uma tradição na Fórmula 1. No comunicado, a FIA adverte que mecânicos e engenheiros não podem subir no alambrado para comemorar a chegada dos pilotos de suas equipes, rompendo uma prática que acontece a anos. O descumprimento pode resultar em multas, dificultando financeiramente a equipe, especialmente na atual era de teto orçamentário.
Com 4 zonas de DRS, esse trajeto apoderou-se de seu lugar na história do esporte em 2020, quando após longa espera, pouco antes do primeiro treino livre, o GP foi cancelado, depois de integrantes da McLaren testarem positivo para o Covid-19. O país só voltou a receber a competição em 2022, já que em 2021, mesmo com o adiamento, não foi possível relizá-lo devido as regras sanitárias impostas pelo governo australiano
Em 2023...
A corrida deste ano promete, como nas últimas etapas, uma disputa acalorada entre os companheiros de equipe Max Verstappen e Sergio Pérez, da Red Bull. O mexicano, cada vez mais tentando se provar como mais que um 'segundo piloto', trocou farpas com o holandês, de forma pública, em uma disputa que acreditam ter começado no GP de Mônaco de 2022.
Enquanto isso, também pela Red Bull, Daniel Ricciardo volta ao paddock no seu país natal, como terceiro piloto da equipe. Depois de sua polêmica saída da categoria, ele estará presente para ajudar no marketing e nas ativações dos patrocinadores, e à postos caso aconteça algo com a dupla titular de pilotos da equipe austríaca.
No ano de 2023, o circuito Albert Park terá apenas um australiano no grid: Oscar Piastri, estreante na categoria com 21 anos, correndo pela McLaren. A equipe laranja, que não tem um bom início de temporada, vem com mudanças para a terceira etapa, com a saída do diretor executivo, James Key e uma reestruturação na parte técnica, existe uma expectativa para a reação dos ingleses.
Nos treinos livres que aconteceram na noite de quinta (29) e na madrugada de sexta (30), o atual campeão mundial liderou o primeiro, seguido por Lewis Hamilton (Mercedes) e Pérez. Já no TL2, Alonso, Leclerc e Verstappen foram os mais rápidos, nesta ordem.
A corrida da Fórmula 1 está prevista para às 02h (horário de Brasília), na madrugada do domingo (02), com 58 voltas de duração.