AGEMT NA PISTA: Pista no Deserto traz dificuldades aos pilotos

Com areia no asfalto, os pilotos encontraram problemas para se adaptar ao percurso do Catar.
por
Eduarda Teixeira Basso
|
07/10/2023 - 12h

Neste final de semana acontece a décima sétima etapa da temporada da Fórmula 1, no Catar.. Com altas expectativas para o título do atual bicampeão Max Verstappen, a corrida promete muitas emoções, por ser apenas a segunda  na pista.

 

Sobre a pista

Essa é a segunda vez que o circuito de Lusail, no Catar, participa da Fórmula 1. A primeira vez no calendário da categoria foi em 2021, com vitória de Lewis Hamilton. No meio do deserto, a pista parece trazer muitos problemas para os pilotos.

Em 2021, o maior problema da pista acabou sendo a zebra, aquela limitação da pista, que possui uma leve inclinação para colocar os pilotos novamente dentro da pista. 

Esse ano, com as pistas re-asfaltadas e zebras aparadas, os problemas mudaram. Dessa vez, a aderência, foi prejudicada por conta da areia trazida pelos fortes ventos. As rajadas chegaram aos 37km/h no início do treino.

ft1
Foto: Alfa Romeo. Piloto Guanyu Zhou nos treinos no Catar, levantando areia.

 

A pista possui uma extensão de 5,4 km e a corrida tem um total de 57 voltas. No começo dos treinos desta sexta (06), a pista atingiu uma temperatura de 43 graus, enquanto a temperatura ambiente estava em 35. 

ft2
Foto: F1 imagem do circuito Losail, que se encontra em torno de um deserto.

 

Sobre o treino e classificatório

No começo do treino, a maioria das equipes escolheu os pneus duros, já que a pista estava cheia de areia. Sem surpresas, Max Verstappen liderou o treino, enquanto seu colega de equipe, Sergio Pérez, não se destacou nem nos treinos, quanto na classificação. 

Uma equipe que segue chamando atenção é a McLaren, com Lando Norris e Oscar Piastri, que deram bons resultados à equipe. Mas no qualy, Piastri acabou em sexto colocado, – depois da sua última volta rápida, que garantiria o P3, ser deletada –  e Norris em décimo. 

Nos últimos cinco minutos do treino, a Red Bull trocou para pneus macios, e Max Verstappen, como esperado, fez o melhor tempo, com 1:27,428. A Mercedes mostrou um potencial para corrida. George Russel ficou em segundo e Lewis Hamilton em terceiro. A dupla britânica larga da com chances de pódio no Catar, seguidos por Fernando Alonso, Charles Leclerc e Oscar Piastri.

A classificatória da Sprint ocorre no sábado (07) às 10h e a corrida às 14h, pelo horário de Brasília. Já a corrida convencional, está programada para às 14h no domingo (08).