AGEMT NA PISTA: Pérez vence em dose dupla no Azerbaijão

Mesmo com duas poles de Charles Leclerc, o mexicano saiu vitorioso nas duas corridas do final de semana em Baku
por
Bianca Athaide
Helena Cardoso
|
03/05/2023 - 12h

A quinta etapa da temporada foi marcada pela estreia de um novo formato para as corridas Sprint na Fórmula 1. Na sexta-feira (28), o primeiro – e único – treino livre foi liderado por Max Verstappen (Red Bull), seguido por Charles Leclerc (Ferrari). Os dois pilotos que, no Q3 da classificação chegaram a ter tempos idênticos, de 1m40s445ms.

A pole, que era válida para a corrida do domingo (30), ficou com o piloto da equipe italiana, que mesmo sem nunca ter vencido o GP do Azerbaijão, fez o melhor tempo do treino classificatório pelo terceiro ano consecutivo.

A NOVIDADE

O sábado (29) começou com a novidade do final de semana, a “Sprint Shootout”, uma classificação mais curta que a tradicional, mas com a mesma divisão (SQ1, SQ2 e SQ3). Nos dois primeiros, é obrigatório o uso de pneus médios e na última parte, pneus macios.

Logan Sargeant (Williams) causou uma bandeira vermelha no SQ1, depois de bater no muro da curva 15. Por causa dos danos no carro, o norte-americano não conseguiu largar na corrida Sprint, que aconteceu algumas horas depois. Lando Norris, da McLaren, chegou ao SQ3, mas não pode disputar já que, por causas das novas regras, o britânico precisaria de um novo jogo de pneus macios, que ele não tinha à disposição. A pole também ficou por conta de Leclerc, que garantiu o melhor tempo do Shootout.

A corrida de 17 voltas teve Sérgio Pérez, – que largou em segundo – como campeão, garantindo mais oito pontos no campeonato de pilotos. Verstappen e George Russell (Mercedes), largaram juntos da segunda fila e já na primeira volta disputaram a posição e o espaço na pista, com o britânico levando a melhor momentaneamente.

Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, “tocou” o muro no começo da corrida e perdeu seu pneu traseiro, que saiu rolando pelo caminho. A bandeira amarela foi agitada, o Safety Car entrou na pista e a competição só foi retomada na quinta volta. 

O pódio da Sprint Race teve Pérez, Leclerc e Verstappen, nesta ordem. O final de semana, porém, não foi tão positivo para a Alpine, que teve problemas com os dois pilotos. Pierre Gasly teve problemas hidráulicos, no motor e no câmbio, e seu companheiro, Esteban Ocon, largou do pitlane nas duas corridas, depois de fazer acertos na suspensão do carro de número #31.

AMEAÇA MEXICANA

Sérgio Perez conquistou a vitória do GP do Azerbaijão neste último domingo (30), a quinta vitória do mexicano em um circuito de rua. Após o que muitos telespectadores consideraram uma corrida monótona - apesar da dificuldade do traçado – o piloto da Red Bull se tornou o primeiro a ganhar duas vezes em Baku e terminou a apenas 8 pontos de distância do seu companheiro de equipe, Max Verstappen, se tornando a única possível ameaça ao título mundial.

O monegasco Charles Leclerc, que largou na pole position, perdeu a posição para o mexicano na oitava volta, e não demorou muito para que as duas RBRs garantissem a terceira dobradinha de 2023. A Red Bull tem 100% de aproveitamento na temporada atual, vencendo todas as corridas.

Verstappen – favorito ao título – se prejudicou em uma desastrosa troca de pneus, na volta de número 11. Com uma batida de Nyck de Vries, o holandês retornou em sétimo. Logo depois, o Safety Car entrou novamente e atrapalhou seu desempenho, terminando a corrida em segundo lugar. 

Aston Martin e Mercedes continuaram seu duelo pelo co-protagonismo. Sem nenhuma melhora aparente nas duas equipes, Alonso teve uma boa briga com Carlos Sainz e terminou em 4° lugar. A dupla da Mercedes, Lewis Hamilton e George Russell, finalizaram em 6° e 8°, respectivamente. 

Russell teve uma conquista: a volta mais rápida. Assim, retirando um ponto do bicampeão Verstappen, na última oportunidade durante a corrida.

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece em Miami, nos Estados Unidos, dia 7 de maio, às 16h30 (horário de Brasília).