AGEMT na pista: O que esperar de Mônaco?

As homenagens ao rei de Mônaco, Ayrton Senna, continuam e a corrida pode ter um resultado inesperado.
por
Manuela Schenk Scussiato
|
25/05/2024 - 12h

O clássico Grande Prêmio de Mônaco ocorrerá neste final de semana, entre os dias 24 e 26 de maio. A Fórmula 1 retorna seguindo as homenagens a Ayrton Senna, o piloto mais bem sucedido da história da pista, relembrando os 30 anos de sua morte.

curva de loews em monaco
Curva loews, pista de Mônaco. Reprodução: internet/Twitter

Histórico da pista

O circuito de Mônaco é um dos mais icônicos da F1, ele foi disputado pela primeira vez na categoria em 1950 e tem presença regular no calendário desde 1955. A primeira vez que a pista sediou uma corrida automobilística foi no ano de 1929. O maior vencedor da história da etapa monegasca é o herói brasileiro, Ayrton Senna, com seis vitórias em Monte-Carlo, e a equipe mais bem sucedida é a McLaren, com 15 vitórias. O último vencedor, na temporada 2023, foi Max Verstappen, atual líder do campeonato.

Além disso, o circuito faz parte da tríplice coroa do automobilismo, formado pelo GP de Mônaco, as 500 milhas de Indianápolis e as 24 horas de Le Mans. As três corridas são as etapas mais importantes de cada categoria do automobilismo. O piloto que vence as três etapas é conhecido por conquistar a tríplice coroa, um título extra oficial. Fernando Alonso, que ainda corre pela Aston Martin, na F1, conseguiu ganhar duas das três etapas. O único piloto a conquistá-la foi o inglês Graham Hill.

Por serem antigas, as ruas de Mônaco são estreitas, o que dificulta as ultrapassagens durante a corrida — já que os carros atuais são maiores que os de antigamente. Em 2023, aconteceram 13 ultrapassagens durante toda a prova, em 2022 foram quatro e apenas uma em 2021. Isso torna a classificação a etapa mais importante do final de semana, já que a boa colocação no grid de largada é crucial para um bom desempenho no domingo.

Por esse motivo, Monte-Carlo é conhecida por ter resultados surpreendentes. No ano passado, Esteban Ocon (Alpine) terminou a corrida na terceira posição por ter feito um bom resultado na sessão classificatória. Já Sergio Pérez (Red Bull), bateu, largou da última colocação e terminou a corrida em P16.

 

Correndo por Senna

Seguindo o cronograma de homenagens ao “Rei de Mônaco”, a McLaren preparou um fim de semana temático para Senna. Com pintura comemorativa no carro, macacões especiais, merch disponível para venda e capacetes especiais para cada piloto. Tudo no tema verde e amarelo, que remete ao icônico design do capacete de Senna além, é claro, da bandeira do Brasil.

capacete comemorativo de oscar piastri
Capacete comemorativo de Oscar Piastri. Reprodução: internet/Twitter

Hegemonia Red Bull sob ameaça

Durante as duas últimas corridas, em Miami e Imola, a Red Bull apresentou problemas, não esperados pela equipe. Tanto o carro de Max, como o de Checo não vem performando como o esperado. Em contrapartida, as McLarens se mostram cada vez mais fortes e eficientes, lutando não só por pódios, mas também por vitórias.

Em Miami, Lando Norris conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1. Em Imola, tanto Norris, como Piastri tiveram um excelente desempenho durante a classificação, conquistando o P2 e o P3 – o australiano, porém, levou uma punição de grid, que o fez largar da quinta posição. Também tiveram uma ótima performance de corrida, com o inglês ameaçando a vitória de Verstappen nas voltas finais.

Enquanto a McLaren melhora, a Red Bull demonstra inconstâncias que os tornam vulneráveis. Em Miami, o carro de Verstappen apresentou uma falha no assoalho. Na Emilia-Romagna, ele teve problemas com a degradação de seus pneus e a bateria do carro, fazendo com que suas condições de pista fossem instáveis.

Em entrevista, Verstappen disse: “Provavelmente não será nossa melhor pista. Não acho que será um fim de semana fácil, mas Mônaco nunca é fácil”. É a primeira vez em quase dois anos que a Red Bull parece preocupada com a sua dominância.

 

Futuro incerto

Desde o anúncio de Lewis Hamilton (Mercedes) em um dos carros da Ferrari no próximo ano, a vaga de Carlos Sainz no grid de 2025 tem sido uma incógnita. Algumas das equipes cotadas foram Mercedes, Red Bull e a futura Audi, que entrará no lugar da Sauber em 2026

carlos sainz celebrando sua vitória na austrália
Carlos Sainz celebrando sua vitória na Austrália esse ano. Reprodução: internet/Twitter

Porém as coisas não parecem estar caminhando como o esperado para o espanhol. A Mercedes já esboçou inúmeras vezes que sua prioridade é, o novato da Fórmula 2, Kimi Antonelli. Já a Red Bull, demonstra querer Perez na equipe até o fim da próxima temporada. Sobrando apenas a Audi, com um contrato multianual, como primeiro piloto da equipe ao lado de Nico Hulkenberg (Haas), mas a equipe está pedindo uma resposta urgente do atual piloto da Ferrari.

Além dessas três equipes, Sainz aparenta ter o assento de Logan Sargent na Williams como seu plano B. As discussões para a vaga na equipe em 2025 já estão avançadas. Essa informação vem de negociações feitas pelo staff de Carlos, que está buscando alternativas além da vaga na Audi.

 

Confira os horários do Grande Prêmio de Mônaco:

 

Sexta-feira

Treino livre 1 - 8h30 (horário de brasília)

Treino livre 2 - 12h00 (horário de brasília)

Sábado

Treino livre 3 - 7h30 (horário de brasília)

Classificação - 11h00 (horário de brasília)

Domingo

Corrida: 10h00 (horário de brasília)