Neste final de semana, aconteceu a segunda, das três etapas, que serão realizadas nos Estados Unidos na temporada de 2023. Junto com Miami e Las Vegas, – corrida inédita no calendário – o circuito das Américas é bem importante para o Fórmula 1, já que ajudou na popularização da modalidade no país. Com direito a corrida Sprint no sábado (22), o final de semana teve desfechos importantes para a disputa pelo segundo lugar no Campeonato de Pilotos.
SÁBADO DE SPRINT
No Shootout, Max Verstappen (Red Bull) dominou a sessão que definiu as posições no grid de largada na corrida de 19 voltas, que aconteceu mais tarde, no mesmo dia. A primeira fila foi completada por Charles Leclerc (Ferrari), com quem o holândes teve a única disputa da Sprint. Porém, na corrida, quem chegou na segunda colocação foi Lewis Hamilton (Mercedes).
O piloto tricampeão mundial é o maior vencedor de provas sprint, com seis vitórias nas onze etapas que aconteceram, desde a introdução do formato em 2021. Em Austin, Verstappen somou oito pontos. Hamilton, Leclerc, Lando Norris (McLaren), Sergio Pérez (Red Bull), Carlos Sainz (Ferrari), Pierre Gasly (Alpine) e George Russell (Mercedes) também pontuaram.
DOMINGO CHEIO DO MESMO, MAS COM DESCLASSIFICAÇÃO
Mesmo largando da sexta colocação, Verstappen conseguiu vencer a etapa em Austin. No pódio, durante a celebração pós corrida, o holandês esteve ao lado de Hamilton e Norris. Porém, horas depois o resultado mudou, com Lewis Hamilton e Charles Leclerc sendo desclassificados, depois de infrações na inspeção técnica, no assoalho dos carros. Assim, Carlos Sainz subiu para a terceira colocação, fechando o pódio em Austin.
Continuando a perna tripla no continente americano, no próximo final de semana a Fórmula 1 corre no México. A vigésima etapa da temporada tem início previsto para às 14h, no horário de Brasília, do domingo (29).