A nona etapa desta temporada acontecerá no Circuito Gilles Villeneuve, na cidade de Montreal, no próximo domingo (09). O circuito estreou na Fórmula 1 em 1978, e foi arquitetado por Roger Peart, um entusiasta automobilístico.
Com extensão de 4.361 km e distância total de 305.27 km, o circuito possui 14 curvas e, dentre os trechos, um deles ficou conhecido como “Muro dos Campeões” por seu histórico de batidas na mesma parede. O muro já teve batidas de pilotos como Jacques Villeneuve, Michael Schumacher, Damon Hill e Sebastian Vettel - o último a ter sofrido um acidente lá, em 2011.
Durante a semana
De saída!
Na segunda-feira (03) foi anunciada a saída de Esteban Ocon do time Alpine no final desta temporada. O piloto de 27 anos está com o grupo desde 2020, e agora procura outra equipe. Esteban José Jean-Pierre Ocon-Khelfane, está na Fórmula 1 desde 2016.
O francês entrou na categoria pelo antigo grupo de automobilismo “Manor”, e participou de 9 corridas em 2016 com o time. Após a saída da equipe da competição, Ocon foi contratado pela Force India, time indiano de fórmula 1, no qual fez dupla com Sérgio Perez por duas temporadas. O grupo saiu da competição em 2018, expulso pela FIA, por falência, mas logo o time foi comprado por Lawrence Stroll, que assumiu a equipe e hoje é a Aston Martin.
Depois de um afastamento, no final de 2019, a Renault anunciou a contratação de Ocon para a temporada de 2020 com contrato de dois anos. Em 2021, o time alterou o nome para Alpine. No mesmo ano, o piloto francês conseguiu sua única vitória na categoria, no GP da Hungria.
“Passei cinco anos com a Alpine, tivemos momentos incríveis, mas cinco anos no mundo da Fórmula 1 é muito tempo. Estou entusiasmado com o desafio que tenho pela frente e com a possibilidade de terminar a parceria em alta”, comentou Ocon sobre sua saída.
O piloto também declarou que foi uma decisão mútua, conversada a meses, enfatizando que não está relacionada com o incidente da corrida passada em Mônaco, quando provocou um acidente envolvendo seu companheiro de equipe Pierre Gasly.
Ele fica!
Após meses de incerteza, nesta semana foi anunciada a renovação do contrato de Sergio Perez com a Red Bull, estendendo o vínculo até 2026. O piloto está com a equipe desde 2020, e mesmo a última temporada sendo considerada a melhor da carreira até então, o futuro de “Checo” estava indefinido.
“Finalmente! É uma ótima notícia que ‘Checo’ tenha assinado com a equipe até 2026. Estou feliz por poder continuar com a parceria de sucesso que construímos nos últimos anos”, disse o companheiro de equipe, Max Verstappen.
Nessa temporada, o mexicano tem encontrado dificuldades para alcançar os mesmos resultados do ano passado, mesmo assim, se mantem em posições de destaque durante as corridas. Na classificação geral do campeonato, Perez está em 5º, com 107 pontos.
A indefinição sobre o piloto mexicano levou os fãs especularem que a falta de decisão estava relacionada a saída de Carlos Sainz da Ferrari. Agora, mais uma vaga foi preenchida no Grid do ano que vem, no entanto, o futuro de Sainz na categoria continua em aberto.
Horários
Sexta-feira (07):
Primeiro Treino Livre - 14h30
Segundo Treino Livre - 18h00
Sábado (08):
Terceiro Treino Livre - 13h30
Qualificação - 17h00
Domingo (09):
Corrida - 15h00