AGEMT na Pista: Mercedes vs Ferrari para o P2

A batalha entre as equipes promete ser o ponto alto da última etapa da temporada
por
Giulia Fontes Dadamo
|
23/11/2023 - 12h
Carros da Mercedes e Ferrari
4 pontos separam a Ferrari de ganhar o segundo lugar de construtores em cima da Mercedes. Imagem: Sky Sports

Bem vindos a última etapa da temporada do GP, em Abu Dhabi. O paddock foi oficialmente montado no Yas Marina Circuit, onde vai acontecer a decisão do segundo lugar do campeonato de construtores. Depois de Las Vegas, com Charles Leclerc em P2 entre os Red Bulls, a Scuderia se anima, ainda mais estando apenas quatro pontos atrás da Mercedes.

Tudo começa na sexta-feira (24), com o TL1 às 06h20, e o TL2 às 09h50. No sábado (25), teremos o TL3 às 07h20 seguido da classificação às 10h30. Já no domingo (26), teremos a corrida padrão prevista para às 09h00, transmitida ao vivo pela Band. Um diferencial dessa semana é que, graças às regras que exigem que cada piloto de corrida deve ceder seu lugar a um novato no TL1 em pelo menos uma ocasião em cada temporada, o primeiro treino livre terá metade do grid substituído.

Com o primeiro lugar do campeonato de corredores e de construtores já decidido por Max Verstappen e a RBR, a maior batalha entre as equipes nessa última fase é pelo segundo lugar no campeonato de construtores. Até o fim das férias de verão, a Mercedes estava confortável com 51 pontos de vantagem sobre a Ferrari e tinha desempenho consistente. Mas desde Monza a diferença diminui para apenas quatro pontos rumo a Abu Dhabi, com Carlos Sainz na pole seguindo com outra pole e vitória em Cingapura – a única vez que a Red Bull foi derrotada este ano, e com Charles Leclerc conquistando a pole position em três das últimas quatro corridas. 

Apesar da boa fase da Scuderia, a Mercedes não vai desistir da posição facilmente, além de ainda possuir a vantagem dos pontos e também carregam o privilégio do recorde de maior número de vitórias (5) e de pole positions (5) na Yas Marina Circuit por Lewis Hamilton. Em coletiva de imprensa, Russell diz: “Será uma luta acirrada com a Ferrari, eles obviamente estão vindo de uma corrida forte, mas definitivamente prefiro estar na posição que estamos do que no lugar deles.”

Leclerc, por sua vez, tem esperança. “Vai ser apertado”, disse ele sobre a batalha. “Temos um bom momento para esta corrida, já que as últimas corridas foram positivas para nós. No entanto, a Mercedes é historicamente muito boa aqui em Abu Dhabi, então teremos que juntar tudo para enfrentá-los e vencê-los no campeonato de construtores, mas este é claramente o objetivo.”