O final de semana da Fórmula 1 no Japão acabou. A próxima parada do GP é no Qatar dia 8 de outubro. Esse final de semana trouxe resultados esperados, como a vitória de Verstappen, mas também surpresas, como a dupla da McLaren no pódio.
Sediada no Reino Unido, e criada pelo piloto neozelandês Bruce McLaren, o time com cor de papaya foi criado em 1964, e estreou na Fórmula 1 em 1966. Possuem na sua história 8 campeonatos mundiais, sendo o mais recente de 2008 com Lewis Hamilton. Mesmo a equipe não conquistando um bom resultado nos últimos anos, a sua volta para a disputa principal,ultimamente está entre Red Bull,Mercedes e Ferrari, parece estar cada vez mais perto.
Com a mais nova contratação do piloto Oscar Piastri, estreante na Fórmula 1, que já entrega bons resultados, como seu primeiro pódio na categoria, conquistado no circuito em Suzuka. Em entrevista pós corrida, o piloto comentou “Não são muitas as pessoas no mundo que têm essa oportunidade (de conquistar um pódio na F1) na vida toda, e eu consegui na minha primeira temporada”
Seu companheiro de equipe, Lando Norris, está muito confiante com o time, e com sua dupla. Após a corrida, o piloto afirmou: “O progresso que fizemos é excepcional. Como eu disse, estou orgulhoso do time, e dos passos na direção certa que estamos fazendo todo final de semana.”
A McLaren está atrás da quarta posição na competição de construtores, que atualmente está com a Aston Martin, graças aos resultados do bicampeão mundial Fernando Alonso. Em comparação, seu companheiro de equipe Lance Stroll não está satisfazendo as expectativas da equipe.
Além da grande conquista da McLaren, nesta etapa a Red Bull conquistou antecipadamente o segundo título consecutivo de construtores. Com motores de origem japonesa, fornecidos pela Honda, o título se torna mais especial para a equipe , e para a empresa fornecedora. O prêmio foi assegurado quando Verstappen ficou um ponto acima da Mercedes, e não deixou que a Ferrari recuperasse 24 pontos.
Com sua sexta vitória nessa categoria, Red Bull Racing lidera o campeonato. Na próxima corrida, o time já vai começar ansioso, pois se Verstappen garantir 3 pontos no Sprint de qualificação, ele já garante seu próximo título como campeão mundial.