AGEMT na Pista: Lando Norris vence primeira do ano

Com muita chuva, os pilotos voltam a Melbourne para o início da temporada da Fórmula 1
por
Juliana Bertini de Paula
|
19/03/2025 - 12h

Depois de três meses, a Fórmula 1 voltou às pistas neste final de semana para o primeiro Grande Prêmio do ano, em Melbourne, na Austrália. Após vencer o campeonato de construtores no ano passado, a McLaren já mostrou que pode manter a dominância para a temporada de 2025.

Apesar dos treinos e classificação relativamente tranquilos, a corrida, que aconteceu durante uma forte chuva, teve diversas batidas e derrapadas. Seis pilotos abandonaram a corrida e, tirando Carlos Sainz (Williams) e Fernando Alonso (Aston Martin), todos eram novatos.

Lewis Hamilton no TL1 estreando sua temporada na Ferrari. Foto: Mark Peterson
Lewis Hamilton no TL1 estreando sua temporada na Ferrari. Foto: Mark Peterson

 

TL1 

A liderança do primeiro treino ficou dividida entre Max Verstappen (Red Bull), Charles Leclerc (Ferrari) e Lando Norris (McLaren) por maior parte do tempo, mas o britânico conseguiu marcar o melhor tempo. Sainz foi uma grande surpresa, na sua estreia na Williams, conseguiu fazer a segunda melhor volta, e seu companheiro de equipe, Albon, também marcou um tempo surpreendente e ficou na sexta colocação. 

A estreia do Hamilton na Ferrari, uma das mais aguardadas do final de semana, não apresentou um desempenho tão bom e terminou na 12ª colocação. Gabriel Bortoleto (Sauber Stake Kick), o novo brasileiro do grid, superou seu próprio companheiro de equipe e terminou em 15°.

TL2

A liderança do segundo treino ficou com o monegasco da Ferrari, seguido pela dupla da McLaren, com uma diferença de 0.124s. A segunda sessão aconteceu sem interrupções. 

TL3

A terceira sessão de treino livre ficou marcada pelo segundo acidente do inglês Oliver Bearman logo no início. Além da Haas, a Red Bull de Liam Lawson apresentou problemas de potência e o piloto não participou do treino. O australiano Oscar Piastri (McLaren) marcou o melhor tempo, seguido de George Russell (Mercedes) e Verstappen.

 

Qualificação

A McLaren dominou a classificação e garantiu a primeira fila no grid de largada, com Norris em primeiro e Piastri em segundo. Verstappen e Russell logo atrás com uma diferença de quase meio segundo para os carros papaya. Tsunoda (Racing Bulls) e Albon conquistaram ótimas colocações, largaram em quinto e sexto, respectivamente.

Bortoleto fez uma ótima sessão e conseguiu superar seu companheiro de equipe. Kimi Antonelli, da Mercedes, e Liam Lawson, passaram para o Q2. O brasileiro largou em 15°. As Ferraris decepcionaram no resultado, largando em 7° e 8° a quase um segundo de diferença das McLarens. Bearman, em consequência das batidas nos treinos, não participou da sessão.

 

Corrida

A madrugada de domingo foi marcada pelo excesso de chuva, que fez com que a corrida da Fórmula 2 fosse cancelada, em decorrência da péssima visibilidade da pista. Na F1, logo na volta de apresentação, o novato Isack Hadjar perdeu o controle do carro e acabou com a sua corrida antes mesmo de começar. A largada foi abortada e a corrida diminuiu em um volta, como segue o procedimento padrão.

O piloto extremamente abalado, ficou com o capacete por muitos minutos e foi consolado por Anthony Hamilton, pai de Lewis Hamilton. “Há muita pressão ao longo do caminho. E você está sentado ali no grid para sua primeira corrida e ela não acontece, deve ser a pior sensação do mundo e eu senti por ele. Quis dar um abraço. Senti por ele como um pai” disse Anthony em entrevista ao Canal+.

 

Anthony Hamilton consolando Isack Hadjar depois de abandonar a corrida. Foto: Reprodução/Instagram/@f1
Anthony Hamilton consolando Isack Hadjar depois de abandonar a corrida. Foto: Reprodução/Instagram/@f1 

 

Logo após a largada, mais dois acidentes: Jack Doohan e Carlos Sainz perderam tração e deslizaram até o muro, depois desse safety car, a prova seguiu com algumas escapadas de Antonelli e Verstappen, mas sem muitas ultrapassagens. Norris e Piastri chegaram a liderar com uma vantagem de 16 segundos.

A partir da volta 34, o caos se instaurou. A chuva parou e a pista começou a secar, desgastando muito os pneus intermediários para pista molhada. Alonso acabou colocando o carro na brita da curva 6 e derrapou até o muro causando outro safety car. Todos aproveitaram para colocar pneus slicks — de pista seca — porém, algumas voltas depois, uma pancada de chuva atingiu o circuito causando mais dois acidentes e, Liam Lawson e Gabriel Bortoleto acabaram no muro. O brasileiro apresentava problemas com o freio desde o início da prova e acabou perdendo o controle quando sua suspensão traseira direita quebrou.

Algumas voltas depois, as duas McLarens que estavam na liderança escaparam da pista e Verstappen liderou a prova. Piastri ficou preso na grama, mas conseguiu voltar de ré e seguir na corrida. Mesmo que fora do pódio, os australianos da torcida comemoraram intensamente a volta de seu conterrâneo

 

Piastri preso na grama logo antes de Verstappen assumir a liderança do GP da Austrália. Foto: Reprodução/Fox Sports
Piastri preso na grama logo antes de Verstappen assumir a liderança do GP da Austrália. Foto: Reprodução/Fox Sports

 

Apenas as Ferraris não colocaram pneus de chuva novamente, o que fez Leclerc rodar na pista. Tanto o monegasco, quanto o britânico Lewis Hamilton, perderam muitas posições ao atrasar o pit stop. Norris aproveitou a sessão para reassumir a liderança. Verstappen ficou a menos de um segundo da McLaren por mais de seis voltas, mas não foi suficiente para tirar a vitória de Lando.

Dois destaques da corrida foram Alex Albon,  que chegou na 5° posição, sua melhor posição desde 2020, e Kimi Antonelli, o novato que largou em P16 e chegou na quarta colocação. Com apenas 18 anos, ele se torna o segundo piloto mais novo da história a pontuar.

A Fórmula 1 volta no próximo final de semana para o Grande Prêmio da China.