AGEMT na pista: Lando Norris busca vitória em Zandvoort

Na volta após as férias de verão, Norris conquistou a quarta pole de sua carreira, na casa de Max Verstappen.
por
Manuela Schenk Scussiato
|
26/08/2024 - 12h

 

Após um mês de pausa, a Fórmula 1 retornou no circuito de Zandvoort, na Holanda, entre os dias 23 e 25 de agosto, para a 15ª etapa da temporada. Lando Norris (McLaren), atual vice-campeão do campeonato de pilotos, conquistou a pole na casa de Max Verstappen (Red Bull), que lidera a competição. Os dois irão competir pela vitória neste domingo.

Fim de férias

Fórmula 1 não é Fórmula 1 sem uma Silly Season – termo usado no esporte para falar sobre a época em que as equipes fazem mudanças para a temporada seguinte. Logo no primeiro dia de recesso, Carlos Sainz sanou as dúvidas do público, após ser substituído por Lewis Hamilton na Ferrari, anunciando sua ida para a Williams e tomando o assento de Logan Sargent. O anúncio de Sainz fez com que várias equipes seguissem em frente com as negociações, já que a maioria aguardava pela decisão do espanhol.

A Sauber escolheu Nico Hulkenberg para assumir um de seus carros. O outro assento ainda está em aberto e há esperanças do piloto brasileiro Gabriel Bortoletto assumi-lo. Já a Alpine, optou pelo seu piloto reserva, Jack Doohan, para correr ao lado de Pierre Gasly. Esteban Ocon dividirá a Haas com o estreante Oliver Bearman, que teve sua estreia na categoria neste ano, no GP da Arábia Saudita.

Alpine anuncia novo lineup para 2025 com os pilotos Jock Doohan e Pierre Gasly. – Foto: Reprodução/Fórmula 1
Alpine anuncia novo lineup para 2025 com os pilotos Jock Doohan e Pierre Gasly. – Foto: Reprodução/Fórmula 1

Mas a Silly Season ainda não chegou ao fim, as equipes Mercedes, Sauber e VCARB ainda tem lugares disponíveis para o próximo ano. Além disso, os rumores sobre uma possível demissão de Sérgio Perez na Red Bull continuarem quentes. São muitos pilotos, rookies ou já experientes, procurando sua vaga na mais clássica e almejada categoria do automobilismo internacional.

Porém a confusão não fica restrita só às vagas dos pilotos nas equipes. Nesta sexta (23), a ex-patrocinadora da Haas, Uralkali, pediu a apreensão dos carros da equipe em Zandvoort, caso eles não paguem a dívida monetária que tem com a empresa. A Uralkali foi parceira da Haas nos anos de 2021 e 2022, mas teve o contrato rompido após o início do conflito entre Rússia e Ucrânia. Teria sido combinado entre as duas partes que a equipe devolveria o valor de 12 milhões de euros da empresa, coisa que não aconteceu. Agora, caso a Haas não devolva o dinheiro da Uralkali até o fim da corrida deste final de semana, os carros ficarão apreendidos na Holanda até que o pagamento seja efetuado, o que deixa incerta a participação da equipe na etapa de Monza no final de semana que vem.

Treino Livre 1

A primeira etapa pós férias recebeu os pilotos com chuva, condições de pista molhadas e vento. Apesar de algumas escorregadas na pista, que levaram os pilotos para a brita, o TL1 terminou em condições de pista seca e sem grandes emoções, com Norris fazendo o melhor tempo da etapa, com 1:12.332, seguido de Verstappen, o herói da casa, e Hamilton fechando no terceiro lugar.

Treino Livre 2

Ao contrário do TL1, a segunda etapa de sexta-feira começou ensolarada e com menos vento, possibilitando melhores condições de pista durante o treino. Na curva 1, Nico Hulkenberg escapou da pista causando a primeira bandeira vermelha do fim de semana. Além disso, Oscar Piastri (McLaren) teve problemas com seu capacete e Carlos Sainz (Ferrari) com sua caixa de câmbio. O TL2 teve George Russell (Mercedes) na liderança com o tempo de 1:10.702, seguido de Piastri e Hamilton.

Treino Livre 3

O último reconhecimento de pista foi marcado por um acidente assustador quando o piloto da Williams, Logan Sargent, colidiu com o muro após perder o controle de seu veículo na curva 4. A batida foi grave e resultou em uma bandeira vermelha, com o estadunidense deixando o carro em chamas, porém sem nenhuma lesão.

Logan Sargent deixa seu carro em chamas após batida durante o Treino Livre 3. – Foto: Reprodução/F1
Logan Sargent deixa seu carro em chamas após batida durante o Treino Livre 3.
Foto: Reprodução/F1

Além de Sargent, Nico Hulkenberg da Haas se perdeu na curva 11 e bateu de frente com a parede, danificando sua asa dianteira. Mas ele não foi o único a ter problemas nesse ponto da pista, Kevin Magnussen (Haas) e George Russell também tiveram que optar pelo caminho de segurança, após saírem de pista na mesma curva que Hulkenberg. Ambos não tiveram problemas no carro, já que conseguiram evitar a colisão.

A sessão feita embaixo de chuva terminou com Pierre Gasly (Alpine) na liderança com seu tempo de 1.20.331, seguido de Kevin Magnussen e Valtteri Bottas (Kick Sauber).

Classificação

Em razão do acidente no TL3, Logan Sargent não pode participar da classificação e foi o primeiro “eliminado” do Q1. Zhou Guanyu, Valtteri Bottas, Esteban Ocon e Daniel Ricciardo fecharam o fundo do grid.

No Q2, Kevin Magnussen, Nico Hulkenberg, Yuki Tsunoda (VCARB) foram eliminados. E, surpreendendo grande parte dos espectadores, Lewis Hamilton e Carlos Sainz também deixaram a competição pela pole position desse final de semana de forma precoce.

O resultado do Q3 trouxe a quarta pole position da carreira para Lando Norris, fechando a primeira fila ao lado de Max Verstappen, seguido de Oscar Piastri. Esse resultado aumenta as chances da McLaren no Campeonato de Construtores, e Norris passa a pressionar Verstappen por uma batalha pelo título mundial dos pilotos.

Tabela de tempos da classificação na Holanda. – Foto: Reprodução/Fórmula 1
Tabela de tempos da classificação na Holanda. – Foto: Reprodução/Fórmula 1

Após o fim da etapa de classificação, Lewis Hamilton foi punido com três colocações por atrapalhar Sérgio Pérez durante o Q1. Alex Albon foi desclassificado e perdeu sua oitava posição corrida e fecha a última fileira com seu companheiro de equipe, Logan Sargent, por infringimento técnico do regulamento.

A corrida ocorrerá no domingo (25), às 10h, no horário de Brasília.