AGEMT na Pista: Hamilton arranca dobradinha da Ferrari

Os troféus foram divididos entre três equipes diferentes
por
Livia Veiga Andrade
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18/09/2023 - 12h

O final de semana em Singapura foi marcado pelo pódio de Carlos Sainz, seguido pela Mercedes de George Russel e a Ferrari de Charles Leclerc. O grande nome da temporada de 2023, pela primeira vez, ficou fora da zona de pontuação. A Red Bull de Max Verstappen largou em 11° e Sérgio Perez em 13°.


Apesar da dominância da RBR ao longo da temporada, os dois carros italianos lidaram bem com a pressão e assumiram a ponta em dobradinha na largada. Já os pilotos 1 e 11 não conseguiram se manter no mesmo nível. Enquanto Verstappen brigava para conseguir subir na pontuação, Perez não conseguiu ultrapassar nenhum carro até o primeiro Safety Car.


Outro piloto que teve um final de semana digno de esquecimento foi Yuki Tsunoda. Ainda na primeira volta, o piloto japonês levou um toque de Perez e precisou abandonar a corrida.


Verstappen largou de pneus duros, tentando segurar ao máximo até precisar parar no pit stop, enquanto os outros competidores estavam, em sua maioria, com pneus médios. Em seis voltas, o piloto holandês conseguiu subir para oitavo, mas enfrentou uma grande dificuldade para conseguir ultrapassar Magnussen. Em comparação, até a 18° volta, Perez não tinha saído de 13° na corrida.


A estratégia da Red Bull não parece ter funcionado nada bem, enquanto a da Ferrari garantiu o primeiro lugar para Sainz. Buscando economizar os pneus médios do carro 55, o piloto não forçou o motor ao máximo e manteve um ritmo controlado, mas sem perder a liderança. O único afetado pela estratégia foi Charles Leclerc, que variou suas posições algumas vezes.


O clima quente de Singapura parece ter chegado aos nervos de Verstappen, já que o piloto precisou ser acalmado pelo próprio engenheiro. “Fique calmo. A corrida vai cair no seu colo”, foi o que o responsável pela estratégia do holandês disse. Mesmo com os pneus desgastados e quentes, o automobilista queria atacar os companheiros, apesar de não ter o carro necessário para isso.


A corrida, de fato, caiu no colo do piloto holandês após uma batida de Logan Sargeant. O piloto norte-americano não conseguiu fazer a curva e perdeu o bico ao acertar uma das barreiras. Apesar da bandeira amarela e a ativação do primeiro Safety Car, para limpar a pista, o estadunidense não abandonou.
Foi nesse momento que todos os automobilistas decidiram parar no pit stop e fizeram a primeira troca de pneus. Seguindo o plano inicial, Perez, Verstappen e Bottas preferiram seguir na pista e conquistaram inúmeras posições.


Apesar de acertarem na troca de Sainz, a Ferrari, mais uma vez, sacrificou a corrida de Leclerc, tentando evitar uma possível punição. Com o tráfego no pit lane, a equipe preferiu segurar o carro do piloto e fez um pit stop de 5.7 segundos, contra os 2.5 segundos feitos no carro do automobilista espanhol.


O aniversariante do dia, Esteban Ocon entrou em uma verdadeira briga com Perez e Alonso pelo sétimo lugar. O piloto da Aston Martin ficou em um sanduíche entre o carro 31 e Pierre Gasly por cerca de duas voltas, quando Ocon conseguiu ultrapassá-lo.


Vale lembrar que, após a batida de Lance Stoll na classificação do sábado (16), o piloto canadense não participou da corrida de Singapura e Alonso foi o único a carregar as cores da Aston Martin neste final de semana. Segundo a regulamentação da FIA, a equipe não pode substituir o piloto após o início da disputa pelos colchetes.


Apesar do esforço de Ocon para ficar na zona de pontuação, na 43° volta, o piloto francês foi obrigado a abandonar a prova e causou o primeiro Virtual Safety Car. O carro do dele perdeu força e precisou ser parado no meio da pista.


Outro momento que colocou a Aston Martin em um momento deliciado foi quando Alonso entrou no pit stop. Durante o Virtual Safety Car, o piloto espanhol pagou uma punição de cinco segundos, mas a troca de pneus foi lenta e com erros. Os dois pneus do lado direito não foram bem colocados e a equipe cravou um pit stop de quase 25 segundos.


Já na pista, a batalha continuava e Leclerc precisou dar tudo de si para tentar segurar as duas Mercedes de seu carro. A partir da volta 54, os carros 16, 63 e 44 travaram uma disputa pelo terceiro lugar e foi Russell que levou a melhor, tendo como quase garantido o pódio e sendo seguido bem de perto pelo companheiro de equipe.


Logo na sequência, a bandeira britânica ficou em evidência com a disputada entre George, Lewis e Lando Norris. O piloto da McLaren surpreendeu ao conquistar a segunda posição e estava contando com o apoio do líder da corrida para conseguir manter o DRS aberto pelo máximo de tempo possível.

Lewis Hamilton com o troféu de terceiro lugar em Singapura
Reuters - Hamilton celebra terceiro lugar no GP de Singapura


Próximos do final da corrida, já na última volta e com o carro da McLaren logo atrás de Sainz, Russell viu o pódio escapar por entre os seus dedos após bater de frente na parede. Irritado, o piloto não conseguiu voltar para a disputa e precisou assistir Hamilton conquistar o terceiro lugar.


O pódio final contou com três equipes diferentes, Ferrari, McLaren e Mercedes, nessa mesma ordem.
A próxima corrida acontece no dia 24 de setembro, no Japão, no Circuito de Suzuka. O horário previsto para o início da competição é às duas horas da manhã.

Carlos Sainz levantando o troféu de primeiro lugar em Singapura
Divulgação-Scuderia Ferrari - Sainz com o troféu de primeiro lugar no GP de Singapura